25 de abril de 2023

Alunos do curso de medicina da Unifacisa representarão a instituição na Assembleia Geral da IFMSA Brazil 

O encontro acontecerá de 27/04 a 01/05, em Joinville-SC

Com o intuito de agregar valores acadêmicos, sociais e culturais aos estudantes de medicina, além de prepará-los para serem líderes, a IFMSA (International Federation of Medical Students Association), uma federação internacional, foi criada em 1951, na Inglaterra. Partindo do pressuposto que o aluno de medicina precisa vivenciar práticas e intercâmbios que busquem impactar positivamente a comunidade, se utilizando de métodos e ideias que possam orientar tratamentos em diversas épocas e povos.

No Brasil, após sua fundação em 1991, a federação foi intitulada de “IFMSA BRAZIL”. Hoje, a associação é oficialmente reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a voz internacional dos estudantes de medicina e mantém relações oficiais com a OMS (Organização Mundial da Saúde), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação), UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS), ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), bem como com apoiadores-chave como a Associação Médica Mundial (WMA). A organização conta com 230 comitês locais espalhados por todo território nacional e, dentre estes, está o comitê da Unifacisa. 

Seguindo o conceito de que o estudante de medicina tem um dever com a sociedade para além da sala de aula, a federação dá ênfase ao princípio de que a medicina é muito além da sala de aula, onde nesses eventos os alunos podem emergir em novos conhecimentos partilhando experiências e reforçando a importância em desbravar as técnicas e meios de cura com base nos avanços com base na pesquisa e tecnologia.

Sob o lema ‘’think global, act local’’ (pense globalmente, aja localmente), a IFMSA investe em intercâmbios médicos de tal maneira que busque impactar positivamente a comunidade. E, a Unifacisa, que é parceira desse intercâmbio e representante local da Organização, vai enviar alunos de medicina para a Assembleia Geral reforçando o compromisso em formar estudantes mais humanizados e promovendo a troca de conhecimentos científicos, que visam contribuir com a formação cultural do aluno. 

Neste encontro, que é realizado a cada semestre, todos os representantes dos comitês do Brasil se encontram para discutir sobre a educação médica, saúde global, liderança na medicina e meios de tornar a medicina mais humana e dinâmica. O momento também é oportuno para o envolvimento em capacitação, workshops e oficinas de aprimoramento do currículo médico, como oratória, soft skills, advocacy, liderança e gestão em saúde, entre outros. O intuito da reunião, também, é tornar o ensino médico e as ações de impacto para a comunidade cada vez mais efetivas e atualizadas. Além disso, na Assembleia Geral são discutidos pontos importantes que podem acarretar em alteração do regimento da IFMSA Brazil. 

O comitê da Unifacisa, que é composto pelos alunos Yasminn Amorim Oliveira (presidente local), do 8° período; Vinicius Correia Moraes (vice-presidente para assuntos externos), do 8° período;  Gabriella Cabral Raulino de Oliveira (diretora financeira local), do 6° período; e Ana Clara Batista Cordeiro do Amaral (membro do time nacional de intercâmbio), do 9° período, estará presente na reunião. E, dentre as atividades desenvolvidas pelos representantes da Unifacisa, está a conquista do direito ao exercício de voz e voto nas Plenárias, sendo, inclusive, o único comitê pleno (direito a voz, voto e a realizar intercâmbio) entre as universidades privadas da Paraíba. 

Nesse  evento, o comitê da Unifacisa também terá um grande compromisso, pois foi o grupo foi selecionado, entre diversos do país, para se apresentar na Feirinha dos Comitês, onde os avaliadores irão classificar as melhores apresentações em 1°, 2° e 3° lugar, havendo premiação e reconhecimento dos vencedores. 

Segunda a presidente local, Yasminn Amorim, “será um momento de atualização sobre a medicina, troca de experiências e networking entre vários estudantes de todo o país que possuem valores e objetivos próprios. Ainda é possível comparar o que acontece em outras universidades usando-as como inspiração para trazer pontos importantes para serem avaliados e debatidos na nossa instituição. Além de propagar o nosso comitê e universidade para níveis nacionais, mostrando nossos métodos, qualidades, e atividades que viemos realizando.”, concluiu.

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu