A saúde mental é fundamental para o bem-estar de todos os indivíduos e merece atenção, assim como qualquer outro aspecto da saúde humana. A terapia psicológica é uma importante ferramenta em diferentes âmbitos da vida, como o auxílio no autoconhecimento, bem como nas relações com amigos, familiares, companheiros amorosos e na forma como o indivíduo vê o mundo.
Pensando em promover o acesso gratuito e cuidados à saúde mental da população, a Unifacisa, por meio do seu curso de graduação em Psicologia, fornece atendimentos filantrópicos em sua clínica-escola. O espaço possui parceria com entidades públicas da cidade de Campina Grande, como o Conselho Tutelar Municipal, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SECSaúde). Além disso, os estagiários atuam sob a supervisão de professores e preceptores do curso, seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia - CFP, do Código de Ética de Psicologia e da Lei 87.497/82 de estágio supervisionado.
Todos esses segmentos fazem o local ter um grande impacto para sociedade por meio de toda a sua assistência em diversos segmentos psicológicos. Em 2023, a clínica-escola de Psicologia da Unifacisa realizou mais de 2980 atendimentos. Segundo o coordenador do curso de Psicologia da Unifacisa, Adriano Barros, “a clínica-escola de Psicologia desempenha um papel multifacetado na sociedade, oferecendo serviços de saúde mental acessíveis à população socialmente vulnerável, contribuindo para a formação profissional de futuros psicólogos, realizando pesquisas importantes e ajudando a promover uma compreensão mais ampla sobre saúde mental”.
Os preceptores do local, os psicólogos e professores Walkene Alves Marinho e Geórgia de Oliveira Moura, explicaram que a clínica fica localizada na Avenida Severino Bezerra Cabral, n° 709, no bairro do Catolé. “Além da formação de profissionais qualificados para atuação em psicologia clínica, o serviço busca promover saúde mental e qualidade de vida de forma acessível a todos, baseando o seu trabalho na ética e na dignidade do ser humano”, enfatizaram sobre a missão da clínica.
Os atendimentos são abertos para todas as pessoas a partir dos cinco anos de idade e podem ser marcados a partir da central de atendimento no número (83) 2101-8840. O funcionamento acontece todos os dias de segunda a sexta nos seguintes horários:
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa