14 de junho de 2023

Egressa do curso de enfermagem da Unifacisa é aprovada em exame que autoriza o exercício da profissão nos EUA

Em alguns países é necessário que profissionais realizem exames para exercerem legalmente suas profissões, assim como no Brasil a exemplo dos bacharéis em direito que realizam o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nos Estados Unidos para atuar na área da enfermagem é preciso aprovação no exame da National Council Licensure Examination (NCLEX), conhecida como uma das provas mais difíceis e concorridas para a permissão do exercício profissional. 

O NCLEX funciona como o principal exame de licenciamento em enfermagem do mundo e usa tecnologia de teste adaptativo computadorizado (CAT), garantindo precisão durante todo o processo do exame, reforçando uma medição válida, confiável e de competência. Para esse processo, existe uma pontuação mínima a ser alcançada, esse é o ponto inicial para que haja a aprovação no processo e a aplicação prática de uma enfermagem segura e eficaz.

Dessa maneira, uma das chaves iniciais para conquistar a aprovação em uma dessas provas é, antes de tudo, ter tido uma boa formação. O curso de enfermagem da Unifacisa prepara o aluno para atuar de forma ética e humanizada no cuidado dos pacientes, promovendo e restabelecendo a saúde das pessoas. Ainda é buscado uma preparação para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional. Dessa maneira, o curso de enfermagem da Unifacisa prepara seus alunos para enfrentar qualquer desafio, como é o caso da egressa Mariana Gonçalves Lucena que foi, recentemente, aprovada no exame americano.

Graduada em 2021, a enfermeira explicou como a Unifacisa teve contribuição com essa conquista. Segundo ela, “na instituição pude absorver todos os conhecimentos necessários para o mercado de trabalho como enfermeira. O curso de enfermagem da Unifacisa conta com uma estrutura de laboratórios muito atualizada, com bonecos, peças e um hospital simulado, além de práticas no HELP. Mesmo no início do curso tive contato com a preparação para o mercado de trabalho, aprendendo sobre exames físicos e atendimentos prestados de forma individualizada e humanizada para cada paciente. Foi pela Unifacisa que concluí, além da minha graduação, um curso de instrumentação cirúrgica e laparoscopia.”, pontuou.

Mariana explicou que soube da oportunidade de exercer sua profissão nos EUA e de conquistar o Green Card (visto permanente de imigração concedido pelas autoridades americanas) logo após a conclusão do seu curso. Ela também pontuou como se deu o processo de auxílio da Unifacisa mesmo após a sua formação. “No final do ano de 2021 decidi que iria começar o processo de validação do meu diploma. Estudei tudo sobre o processo e, em janeiro de 2022, dei entrada nos meus documentos e foi aí que eu vi o quanto a Unifacisa, mesmo após a graduação, sempre esteve disponível. Entrei em contato com a faculdade e de forma super rápida e solícita me encaminharam todos os documentos preenchidos e assinados assim como deve ser feito.”, disse. 

A enfermeira também falou como foi sua preparação curricular até a realização do exame. Segundo ela: “meu diploma foi validado aproximadamente dois meses após dar entrada no processo e o que mais me surpreendeu foi o fato da carga horária do curso, aqui na Unifacisa, ser maior que a dos cursos de enfermagem ofertados nos Estados Unidos. Dessa forma não existe a necessidade de complementação de carga horária. Fiz algumas entrevistas para os Hospitais e todos elogiavam muito o conhecimento que tenho, ressaltando que tudo foi fruto de muita dedicação não só minha, mas da equipe de professores da Unifacisa.”, frisou. 

Entre as preparações, Mariana destacou os momentos mais desafiadores para a concretização dessa conquista: “todos os formados em enfermagem, sejam imigrantes ou nativos, precisam fazer essa prova para exercer a profissão nos EUA. Para nós, brasileiros, ela é ainda mais desafiadora por ser feita na língua inglesa e existem algumas diferenças na atuação da enfermagem americana para a brasileira, sem contar a cultura que diverge em algumas coisas da nossa. Após a validação realizada, eles me deram a autorização para fazer o teste e foram duas tentativas. Na primeira não passei e na segunda tive grande êxito.”, salientou. 

Com a aprovação em mãos, a egressa relatou que hoje em dia trabalha com consultoria de enfermagem internacional e que tem sua própria turma preparatória para o NCLEX. Segundo ela, seus planos futuros baseiam-se em “conseguir alcançar o máximo de enfermeiros brasileiros para serem recrutados. A enfermagem nos Estados Unidos é muito valorizada e eu desejo muito que meus colegas de profissão consigam alcançar a tão sonhada valorização profissional.”, destacou. 

Dessa maneira, através da atitude empática e coletiva da egressa, é possível enxergar mais uma vez o cumprimento da missão da Unifacisa. Esse compromisso se estende para uma formação profissional ética e humanizada de uma maneira que seja benéfica para todos os que estiverem ao redor desses ex-estudantes. 

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu