6 de junho de 2023

Encontro do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional da Paraíba (FEAP-PB) foi sediado na Unifacisa 

Na tarde da última sexta-feira (02), aconteceu, pela segunda vez, a reunião do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional da Paraíba (FEAP-PB), na Unifacisa. O principal objetivo do encontro é realizar ações coordenadas que fomentem o empenho das entidades formadoras e que trabalham harmonicamente para alcançar um objetivo maior: a inclusão do jovem no mercado de trabalho por meio de um contrato formalizado, que é o de aprendizagem. “Isso é muito importante para tirar o jovem da ociosidade, para que possamos dar a eles a oportunidade de ter contato com o mundo do trabalho.”, afirmou Karina Dias, coordenadora do Laboratório de Inovação e Carreira (Inovalab) da Unifacisa.

O encontro reuniu empresas, como o CIEE, IEL e SENAC, para debater a temática da aprendizagem. A maioria dessas reuniões acontecem mensalmente na capital paraibana pelo fato das empresas certificadoras serem localizadas em João Pessoa. Entretanto, o grupo tem buscado ampliar esses momentos para além da capital, realizando, inclusive, ações no sertão do estado. Com o intuito de fazer os membros conhecerem a cidade do Maior São João do Mundo, esta última edição aconteceu em Campina Grande  e se dividiu em dois grandes momentos principais: 1) Reunião entre a Procuradora do Trabalho, Edilene Felizardo, e a Presidente do FEAP-PB, Joana D’arc de Sousa; 2) Momento de apresentação do Desafio Unifacisa, com a participação de Fernanda Mattos, consultora pedagógica da instituição.

A reunião começou com a declamação do cordelista Alfrânio Brito e, seguida, foi iniciado o primeiro momento do encontro. A Procuradora do Trabalho falou sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho na temática de aprendizagem profissional e destacou o cumprimento da Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, que coloca a contratação de jovens aprendizes como uma obrigação legal. Segundo ela: “temos oito procuradores trabalhando nessa temática de aprendizagem e tivemos grandes avanços. Estamos ajuizando ações civis públicas para que empresas contratem jovens aprendizes, porque isso é uma obrigação legal de contratação de até cinco por cento.”, destacou Edilene. 

Já a Presidente do FEAP-PB comentou sobre o impacto social do debate: “essas reuniões são importantes e devem permanecer acontecendo não só na capital paraibana. Tudo isso é para que sejam facilitadas as contratações de jovens aprendizes e com isso seja gerada profissionalização da nossa juventude e, também, aconteça a movimentação da economia local.”, relatou Joana. 

Aproveitando a temática sobre profissionalização jovem, a consultora pedagógica da Unifacisa usou o momento para destacar a importância do “Desafio Unifacisa” e como esse programa atua com os estudantes da instituição. Segundo ela, “é através dessa ação que trazemos a aplicabilidade dos conhecimentos que os estudantes vêm construindo ao longo do processo de aprendizagem para resolver desafios reais da sociedade. É quando unimos o ensino à pesquisa e à extensão. Devolvemos para sociedade e construímos conhecimento ao lado dos nossos estudantes.”, frisou Fernanda.

O encontro encerrou no final da tarde com um momento de networking. A próxima reunião do FEAP-PB acontecerá dia 10 de agosto, às 17h, em João Pessoa.

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu