6 de junho de 2023

Encontro do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional da Paraíba (FEAP-PB) foi sediado na Unifacisa

Na tarde da última sexta-feira (02), aconteceu, pela segunda vez, a reunião do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional da Paraíba (FEAP-PB), na Unifacisa. O principal objetivo do encontro é realizar ações coordenadas que fomentem o empenho das entidades formadoras e que trabalham harmonicamente para alcançar um objetivo maior: a inclusão do jovem no mercado de trabalho por meio de um contrato formalizado, que é o de aprendizagem. “Isso é muito importante para tirar o jovem da ociosidade, para que possamos dar a eles a oportunidade de ter contato com o mundo do trabalho.”, afirmou Karina Dias, coordenadora do Laboratório de Inovação e Carreira (Inovalab) da Unifacisa.

O encontro reuniu empresas, como o CIEE, IEL e SENAC, para debater a temática da aprendizagem. A maioria dessas reuniões acontecem mensalmente na capital paraibana pelo fato das empresas certificadoras serem localizadas em João Pessoa. Entretanto, o grupo tem buscado ampliar esses momentos para além da capital, realizando, inclusive, ações no sertão do estado. Com o intuito de fazer os membros conhecerem a cidade do Maior São João do Mundo, esta última edição aconteceu em Campina Grande  e se dividiu em dois grandes momentos principais: 1) Reunião entre a Procuradora do Trabalho, Edilene Felizardo, e a Presidente do FEAP-PB, Joana D’arc de Sousa; 2) Momento de apresentação do Desafio Unifacisa, com a participação de Fernanda Mattos, consultora pedagógica da instituição.

A reunião começou com a declamação do cordelista Alfrânio Brito e, seguida, foi iniciado o primeiro momento do encontro. A Procuradora do Trabalho falou sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho na temática de aprendizagem profissional e destacou o cumprimento da Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000, que coloca a contratação de jovens aprendizes como uma obrigação legal. Segundo ela: “temos oito procuradores trabalhando nessa temática de aprendizagem e tivemos grandes avanços. Estamos ajuizando ações civis públicas para que empresas contratem jovens aprendizes, porque isso é uma obrigação legal de contratação de até cinco por cento.”, destacou Edilene.

Já a Presidente do FEAP-PB comentou sobre o impacto social do debate: “essas reuniões são importantes e devem permanecer acontecendo não só na capital paraibana. Tudo isso é para que sejam facilitadas as contratações de jovens aprendizes e com isso seja gerada profissionalização da nossa juventude e, também, aconteça a movimentação da economia local.”, relatou Joana.

Aproveitando a temática sobre profissionalização jovem, a consultora pedagógica da Unifacisa usou o momento para destacar a importância do “Desafio Unifacisa” e como esse programa atua com os estudantes da instituição. Segundo ela, “é através dessa ação que trazemos a aplicabilidade dos conhecimentos que os estudantes vêm construindo ao longo do processo de aprendizagem para resolver desafios reais da sociedade. É quando unimos o ensino à pesquisa e à extensão. Devolvemos para sociedade e construímos conhecimento ao lado dos nossos estudantes.”, frisou Fernanda.

O encontro encerrou no final da tarde com um momento de networking. A próxima reunião do FEAP-PB acontecerá dia 10 de agosto, às 17h, em João Pessoa.