15 de dezembro de 2023

Estudante da Unifacisa compartilha experiências de intercâmbio médico na República Tcheca com a IFMSA

A viagem do aluno se deu como um estágio externo na área clínica cirúrgica para seu internato

A IFMSA (Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina) foi criada partindo do pressuposto de que o aluno de medicina precisa vivenciar práticas e intercâmbios que busquem impactar positivamente a comunidade, se utilizando de métodos e ideias que possam orientar tratamentos em diversas épocas e povos. No Brasil, a Fundação conta com 153 comitês locais espalhados por todo território nacional e, dentre estes, está o comitê da Unifacisa. Sob o lema ‘’think global, act local’’ (pense globalmente, aja localmente) a parceria das entidades permite que os estudantes adquiram novos conhecimentos, partilhem experiências e desbravem a cura com base nos avanços de pesquisas científicas por meio destes intercâmbios médicos.

Neste ano de 2023, as instituições concederam o intercâmbio para Vinicius Correia Moraes, estudante do 9º período do curso de medicina da Unifacisa. O graduando esteve durante todo o mês de novembro na República Tcheca para dar continuidade ao seu internato médico no setor clínico cirúrgico do Hospital Universitário de Brno, da Universidade Masaryk. A instituição que acolheu o brasileiro é uma das mais respeitadas da Europa Central e, em junho deste ano, foi classificada entre as 400 melhores universidades do mundo, segundo o portal de notícias News From MUNI.

O intercambista relatou um pouco sobre sua rotina dentro do hospital: “meu dia começava às 6h na unidade de terapia intensiva, onde eu e meu tutor viámos como os pacientes operados no dia anterior estavam, trocávamos os curativos e assim, programávamos a conduta a ser seguida para o caso. Logo após, seguíamos para o bloco cirúrgico onde as cirurgias começavam às 7h40, todas de caráter eletivo. Minha rotina no hospital terminava às 13h. Em dias alternados, pela noite, participávamos de workshops e realizávamos discussões de casos clínicos.”, explicou. Além disso, Vinicius também comentou que o desejo de realizar o intercâmbio surgiu a partir do incentivo da Unifacisa na “disciplina de Inglês Médico, que me deu uma boa base e possibilitou que eu pudesse não só realizar uma anamnese, como discutir os casos clínicos com meu tutor em termos médicos. Nossos coordenadores também nos incentivam muito à realização de estágios externos e tudo isso foi muito importante.”, esclareceu.

Entre os momentos mais desafiadores, o estudante destacou que chegou a imaginar que a língua estrangeira fosse um grande empecilho, mas “tudo ocorreu absolutamente como o esperado. Por mais que a equipe não falasse inglês, o médico responsável falava e fazia questão de explicar todo o procedimento para ter certeza que eu estava entendendo.”, disse. Como momento mais marcante, o estudante frisou a oportunidade de ver o mesmo  procedimento cirúrgico acontecer em países diferentes. Segundo ele, “vi uma cirurgia aqui no Brasil e assisti o mesmo procedimento lá. Isso me fez perceber que toda técnica ensinada a nós, pelos professores da Unifacisa, está bem atualizada e seguindo protocolos internacionais.”, externou.

Por fim, Vinícius compartilhou que o momento “foi uma experiência incrível viver o processo de aprendizado médico em outro país e isso me incentivou ainda mais a tentar novas oportunidades de estágios fora do país. Fui muito bem acolhido lá fora, estive ao lado de excelentes profissionais que me apoiaram e incentivaram muito. Com certeza, quero voltar a Brno para visitar os amigos que fiz e para, quem sabe, realizar alguma especialização.”, concluiu.