A prova da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é um exame feito por ingressantes no mercado e é uma fase muito importante na formação de profissionais da Aviação Civil. Assim como na área do Direito e da Advocacia, que tem a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na aviação ela é aplicada para que o aluno tenha um certificado válido para exercer a profissão.
A banca da ANAC divide a prova em 5 partes: 1) Conhecimentos técnicos; 2) Regulamentos de tráfego aéreo; 3) Teoria de voo; 4) Navegação aérea; e 5) Meteorologia. As sessões são compostas por 20 questões cada e o candidato precisa obter um total de 70% de acerto em toda a prova, totalizando, pelo menos, 14 questões em cada bloco.
Na Unifacisa, o aluno é instruído com um ensino de qualidade para que na prova os alunos tenham um bom índice de aprovação. Júlio Maia Paulino é aluno graduando do 3° período do curso de ciências aeronáuticas da Unifacisa e obteve aprovação no exame da ANAC 2023 com 94% de acertos. Ele explicou como a Unifacisa esteve presente na conquista desse título: “a Unifacisa tem sido muito importante para a minha formação profissional, contribuindo com um ensino teórico e prático de qualidade, por meio dos professores e das inúmeras aulas práticas com o simulador de voo.”, disse.
Além do título adquirido com a recente aprovação, Júlio também já concluiu o curso Preparatório de Piloto Privado e Simulador de Voo, pelo Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo – SP. O jovem piloto explicou, quais são seus anseios futuros: “quero concluir meu curso de graduação na Unifacisa e ser piloto de aviação comercial em uma companhia aérea.”, concluiu.
Já o coordenador do curso de ciências aeronáuticas da Unifacisa frisou: “estamos muito felizes com a aprovação do Júlio na prova, ele está no 3° período e seu desempenho foi extremamente positivo. Ter um aproveitamento de 94% na prova, significa que o aproveitamento foi extraordinário e outros alunos também participaram da prova e obtiveram um aproveitamento alto. A ESAC (Escola Superior de Aviação da Unifacisa) é conceito 5 no MEC e isso só reforça o nosso compromisso com a qualidade do ensino e também na formação de profissionais para o mercado de trabalho.”, disse.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa