24 de abril de 2023

HELP: Tecnologia, sustentabilidade e humanização na arquitetura hospitalar

Será inaugurado em Campina Grande-PB, na próxima quinta-feira, 27 de abril, o HELP - Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa. Com um edifício único e inovador, ele vem se destacando pela arquitetura, que foi projetada com base em quatro elementos principais: fluxos e funcionalidade, forte base tecnológica, sustentabilidade e humanização.

De acordo com a diretora da Unifacisa e arquiteta responsável pelo projeto, Carolina Gadelha, o HELP segue as normas mais rigorosas de acreditação hospitalar, tanto nacionais quanto internacionais, como ONA e JCI, seguindo diretrizes para definições de: dimensionamento, controle de fluxos, tipos de acabamento e equipamentos de controle de infecção, iluminação e temperatura, entre outros aspectos.

“O projeto reúne tecnologia e sustentabilidade, de modo a proporcionar um ambiente avançado para o atendimento médico, bem como, eficiente em termos de consumo dos recursos naturais. Vale destacar as instalações e sistemas prediais do hospital; o sistema pneumático de transporte e distribuição de medicamentos e insumos. Ele conta com uma rede de tubos interligando todos os setores, proporcionando uma logística segura e rápida”, afirmou.

Segundo ela, a sustentabilidade é uma das principais características do hospital, que conta com um sistema de automação predial sofisticado que monitora e controla todos os subsistemas, além de rede de captação e armazenamento de água pluvial, sistema de irrigação automatizada, sistema de climatização inteligente e usina de usinagem energia solar própria.

“O projeto adotou recursos de Biofilia e Neuroarquitetura para promover a humanização, incorporando elementos da natureza, como jardins internos e iluminação natural, e combinação de núcleos, materiais e texturas para criar um ambiente terapêutico. Os espaços da pediatria foram projetados com um cuidado especial, utilizando conhecimentos da neurociência, psicologia e arquitetura para criar ambientes lúdicos e terapêuticos. As composições de cores, materiais e texturas estimulam a cognição e a criatividade, além de reduzirem o estresse”, finalizou.

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu