12 de julho de 2023

Em Campina Grande: Projeto de arquitetura do hospital HELP vence prêmio internacional

Edifício inovador e sustentável coloca o HELP como referência na área da saúde. O projeto tem como arquiteta responsável, a diretora da Unifacisa, Carolina Gadelha, e os arquitetos Andreia Cardoso de Oliveira e Eric Roberto dos Santos.

O HELP - Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa - localizado em Campina Grande, interior da Paraíba, foi reconhecido internacionalmente pelo seu excepcional projeto arquitetônico e design na categoria profissional. O prêmio destaca o compromisso do hospital em fornecer uma infraestrutura de última geração, combinando tecnologia avançada, sustentabilidade e humanização.

Projetado pelo renomado escritório de arquitetura Contemporânea, e tendo como arquiteta responsável, a diretora da Unifacisa, Carolina Gadelha, e os arquitetos Andreia Cardoso de Oliveira e Eric Roberto dos Santos, o hospital possui 30.000 m2 de área construída, em um programa de necessidades que inclui ambulatórios, internações, pronto atendimento, centro cirúrgico e obstétrico, centro de imagem, UTI, centro de oncologia, medicina nuclear, hemodiálise, centro de estudos e pesquisas.

O prêmio internacional de arquitetura, ADC - ARCHITECTURE & DESIGN COMMUNITY, na categoria de edifícios para a saúde, reconhece não apenas a excelência do projeto, mas também a visão moderna da arquitetura para a saúde. O edifício é considerado um instrumento transformador, capaz de contribuir para os objetivos do hospital em restaurar, acolher e confortar os pacientes.

De acordo com a diretora da Unifacisa e arquiteta responsável pelo projeto, Carolina Gadelha, o hospital abriga equipamentos e soluções de instalações e sistemas prediais de alta tecnologia, muitos deles ainda incomuns no Brasil.

Segundo ela, o projeto adotou recursos de Biofilia e Neuroarquitetura para promover a humanização, incorporando elementos da natureza, como jardins internos e iluminação natural, e combinação de núcleos, materiais e texturas para criar um ambiente terapêutico.

“Estamos muito felizes com esse reconhecimento. O HELP é um hospital que já nasce no futuro. Um edifício com conceito inovador, projetado a partir de uma abordagem de design centrado no ser humano, onde o edifício é pensado sob a perspectiva das pessoas: pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde, estudantes e colaboradores. Ele foi elaborado para conectar pessoas que estejam em momentos de fragilidade, ou de muito trabalho e responsabilidade. Um ambiente que favorece o cuidado, a segurança, mas acima de tudo o acolhimento. Um projeto pensado para ser mais que um hospital, um instrumento de amor”, destacou a diretora da Unifacisa e arquiteta responsável pelo projeto, Carolina Gadelha.

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu