1 de dezembro de 2023

Pós-graduação em medicina do trabalho da Unifacisa está com inscrições abertas

A especialidade denominada de “medicina do trabalho” objetiva a prevenção das doenças no exercício profissional, bem como o controle de riscos no ambiente corporativo. A atividade na área está ligada ao cumprimento das normas governamentais que todas as empresas precisam seguir com o intuito de promover a saúde dos seus colaboradores. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Marsch Telemedicina, atualmente, os ambientes trabalhistas e grandes multinacionais estão mais conscientizadas sobre o assunto e, por conta disso, já realizam consultas com médicos especialistas em medicina do trabalho como fator de qualidade para sua produção.

Dentro desta realidade, os profissionais da medicina enxergam a área como uma excelente oportunidade para crescimento profissional. O Centro Universitário Unifacisa, com o intuito de proporcionar atualizações condizentes com as exigências do mercado de trabalho na área de saúde dos trabalhadores, está oferecendo o curso de pós-graduação em medicina do trabalho. A capacitação possui componentes teóricos e práticos aplicados no HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa) e em indústrias parceiras, sendo destinada a todos os médicos que buscam aprofundar seus conhecimentos em uma das áreas que mais tem crescido: a medicina do trabalho.

Por meio de uma metodologia de ensino centrada no aluno que o coloca como protagonista do processo de aprendizagem e que o impulsiona ao desenvolvimento de autonomia, responsabilidade e capacidade de tomada de decisões, o curso promove uma capacitação completa que permite ao médico pós-graduando o manejo adequado no atendimento de profissionais. De maneira dinâmica e com a maior carga horária prática do mercado, o curso carrega como premissa a qualificação de médicos dispostos a contribuírem para a qualidade de vida de colaboradores das mais diversas idades e atividades profissionais.

A capacitação ainda fornece ao médico os conhecimentos específicos a respeito dos aspectos médicos legais e técnicos do ambiente de trabalho, além de promover o desenvolvimento das habilidades necessárias para avaliar riscos e elaborar programas legais. A pós-graduação da Unifacisa também visa ampliar as oportunidades de atuação profissional, tanto no setor público quanto no privado, visto que o mercado de trabalho para esse profissional vem se expandindo cada vez mais em função da crescente preocupação com a saúde e segurança dos trabalhadores. Dentre as muitas possibilidades de atuação do médico do trabalho estão:

1 - Empresas privadas: o médico do trabalho pode ser contratado por instituições de diversos segmentos para promover a saúde e segurança dos trabalhadores, avaliar riscos ocupacionais, elaborar programas de prevenção de doenças e acidentes de trabalho, realizar exames médicos admissionais, periódicos e demissionais, entre outras atividades;

2 - Órgãos públicos:  possibilidade de atuação em ambientes como Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre outros. Para desenvolver políticas públicas de saúde do trabalhador, fiscalizar as condições de trabalho e garantir o cumprimento das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho;

3 - Universidades: atuação como professor ou pesquisador em universidades, contribuindo para a formação de novos profissionais da área e desenvolvendo pesquisas sobre saúde do trabalhador;

4 - Clínicas e hospitais especializados em saúde do trabalhador: por meio da realização de atendimentos clínicos, diagnósticos e tratamentos de doenças ocupacionais, além de prestar suporte para a reabilitação de trabalhadores acidentados;

5 - Consultorias: através da prestação de serviços para empresas, sindicatos e órgãos públicos, na elaboração e implementação de programas de prevenção de doenças e acidentes de trabalho, bem como na avaliação de riscos ocupacionais e na orientação sobre a legislação trabalhista e previdenciária.

A aplicação de todas as diretrizes da pós-graduação fica por conta de um corpo docente formado por profissionais médicos multidisciplinares que estão por dentro das tendências e avanços da área. Com formações em universidades renomadas no país e no exterior, cada um desses profissionais possui ampla experiência clínica e acadêmica que será compartilhada através de aplicações teóricas e práticas, além de oferecerem supervisão durante todo o processo.

Tenha acesso ao corpo docente, componentes curriculares e inscrições aqui.

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Pós-graduação
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu