23 de abril de 2024

Unifacisa e HELP: a união que faz o atendimento médico humanizado ser uma referência

Segundo o Diretor da Faculdade de Medicina da Unifacisa, Dr. Diego Gadelha, no universo da medicina, um tema que está em alta é sobre o atendimento médico humanizado. Para ele, este tipo de assistência se contrapõe ao suporte mecânico e tecnicista resultante da “sobrecarga de trabalho, da falta de recursos ou do esgotamento provocado por sistemas de saúde diversas vezes saturados”, explicou. Além disso, o diretor faz ressalvas sobre os riscos que esta realidade pode trazer: “este tipo de atendimento gera mais do que somente a frustração, podendo levar a diagnósticos precipitados ou tratamentos inadequados, colocando em risco, inclusive, a saúde do paciente”, destacou.

A partir desta realidade é possível identificar que a busca por um atendimento que zele pelas particularidades humanas tem estado em destaque como é afirmado na pesquisa da plataforma Doctoralia, onde 63% dos entrevistados usaram o atendimento humanizado como principal parâmetro para escolha de consultas com profissionais médicos. Felizmente, coincidindo com esta busca, o atendimento humanizado também vem sendo pautado já na formação acadêmica dos futuros profissionais da medicina, como é o caso da graduação em Medicina do Centro Universitário Unifacisa. Sendo referência no ensino médico com conceito máximo no MEC, o curso da instituição também oferece uma metodologia pioneira e prática desenvolvida em parceria com a Universidade de Maastricht.

Na Unifacisa a inovação acontece aliando tecnologia e humanização, o que coloca o ensino médico em um posto de referência no Nordeste. Fundada em 1999, a instituição é composta por um conglomerado de empresas segmentadas nas áreas de educação, esporte, cultura, saúde e desenvolvimento social. O Centro Universitário tem uma estrutura de laboratórios de ponta, bibliotecas com acervos físicos e digitais, clínicas-escolas e hospitais. Cada um destes atributos proporciona uma formação completa e socialmente humana que transforma estudantes em médicos e também em cidadãos. Veja mais sobre a Unifacisa.

Dentre os muitos pontos que distinguem o ensino da medicina da Unifacisa com o das demais instituições, um ponto se ressalta: o HELP - Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa. Como o princípio da formação médica da instituição é criar um elo entre o médico e paciente por meio do atendimento humanizado, o HELP veio como uma chancela desta premissa. Com uma área construída de 30.000 m², incluindo ambulatórios, 400 leitos de internações, pronto atendimento, 24 salas no centro cirúrgico e obstétrico, centro de imagem, UTI, centro de oncologia, medicina nuclear, hemodiálise, centro de estudos e pesquisas, o hospital é selado com seu porte regional. Cada uma destas e outras qualidades impulsionaram o hospital a conquistar reconhecimento internacional pelo seu excepcional projeto arquitetônico e design que combinam inovação e sustentabilidade. Veja mais sobre o HELP.

No HELP, cada estudante de saúde da Unifacisa tem a oportunidade de praticar com o que há de mais moderno no conceito de atendimentos à população por meio de uma convergência entre a empatia e a capacidade de conectar profissionais aos pacientes. É através destas e muitas outras práticas que a metodologia de ensino da Unifacisa é destacada, uma vez que, por meio dela, o acadêmico em medicina é o protagonista do seu aprendizado e com foco total no desenvolvimento de competências técnicas e humanas. Veja mais sobre o curso de Medicina da Unifacisa.

Para além da graduação, a Unifacisa ainda se preocupa com a educação após o bacharelado em Medicina. Pensando nisso e em continuar capacitando e destacando ainda mais seus egressos médicos por meio da inovação e da humanização, a instituição lançou seu programa de pós-graduação médica onde oferta os seguintes cursos: Medicina do Exercício e do Esporte; Dermatologia; Medicina da Dor; Medicina do Trabalho e também estará ofertando a pós-graduação médica em Psiquiatria. Todas as capacitações buscam proporcionar atualizações condizentes com as exigências das respectivas especialidades através dos componentes teóricos e práticos aplicados no HELP. Além disso, cada uma delas possui as maiores cargas horárias práticas se comparadas aos outros cursos de pós-graduação do Brasil. Os cursos também usam a metodologia centrada no aluno que coloca-o como protagonista do processo de aprendizagem e que o impulsiona ao desenvolvimento de autonomia, responsabilidade e capacidade de tomada de decisões. Veja mais sobre o programa de pós-graduação médica da Unifacisa.

A partir das amostragens de como seguir uma carreira médica e ao mesmo tempo humana, conclui-se que, no que diz respeito a humanização na medicina, vivemos em uma atual transformação gradual em que cada passo na assistência e promoção da saúde destaca a redefinição do papel médico frente à sociedade. Para isso, é essencial que os futuros e atuais médicos estejam sintonizados com estas tendências para continuar legitimando os desafios da profissão, mas, também, valorizando e evidenciando o atendimento humanizado. Para iniciar sua carreira de destaque na Medicina e ter internalizado o atendimento humano, atualizado e seguindo as exigências do setor, faça parte do curso de Medicina da Unifacisa. Veja mais sobre como ingressar na instituição aqui.