O basquete Unifacisa entrou em quadra na noite desta quarta-feira para enfrentar o Paulistano, fora de casa, no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo. A equipe de Campina Grande fez um bom primeiro quarto, mas acabou sentindo a ausência de Antônio que deixou a partida, ainda no primeiro período, com uma luxação no tornozelo esquerdo, o jogador vai passar por exames de imagens para determinar a gravidade da lesão.
Do segundo período em diante o Paulistano assumiu o controle do jogo gradativamente, foi encostando no placar até conquistar a liderança, quebrando a invencibilidade da Unifacisa pelo placar de 67 a 55.
Os destaques da partida ficaram por conta de Matias Solanas, cestinha da Unifacisa com 11 pontos, 2 rebotes e 2 assistências. Trevor Gaskins, com 10 pontos, 3 rebotes e 1 assistência. Antônio, que mesmo jogando menos de 8 minutos de partida, anotou 9 pontos e 4 rebotes. Rafael Rachel com 6 pontos e 5 rebotes. Guilherme Hubner, com 6 pontos e 4 rebotes, seguidos por Nesbitt e Corvalan com 4 pontos cada.
A Unifacisa não tem muito tempo para descansar, a equipe fica na capital paulista para encarar o São Paulo já na próxima quarta-feira, 08, às 20h, no Morumbi. A partida terá transmissão ao vivo pela Rede Ita e Youtube.
O Paulistano saiu na frente com um bom ataque de Dória, que girou bonito dentro do garrafão para se livrar da marcação de André Góes e anotar os primeiros dois pontos da partida. Os primeiros pontos da Unifacisa vieram da linha de lance livre com Antônio, que cavou bem duas faltas seguidas, convertendo 3 dos 4 arremessos tentados. A sequência do período foi de boas defesas, as equipes conseguiram forçar erros mútuos e o aproveitamento caiu um pouco. O Paulistano foi o primeiro a voltar a pontuar, convertendo o primeiro arremesso de 3 pontos da partida com Victão. A reação da Unifacisa não demorou e o time de Campina voltou a ser superior. Trevor Gaskins fez uma boa sequência de infiltrações, encarando os contatos, anotando 4 pontos e Gui Hubner converteu a primeira de 3 pontos para a Unifacisa, recolocando o time paraibano na liderança.
A Unifacisa começou muito bem o segundo período, anotando uma boa corrida de 6 pontos seguidos. A pontuação ficou bem distribuída entre os jogadores do time de Campina Grande que procuraram trabalhar bem a bola para conseguir furar a boa defesa do time paulista. O time da casa subiu a sua defesa e marcou muito bem o perímetro, dificultando o arremesso de 3 pontos da Unifacisa. Com isso, o time de Campina teve que recorrer às infiltrações e à linha de lance livre para pontuar, mas sem um volume muito expressivo. O Paulistano aproveitou o momento de baixa da Unifacisa, crescendo dentro do garrafão campinense, recuperando 3 rebotes ofensivos e aproveitando as novas oportunidades para encostar de vez no placar.
O time paraibano abriu o placar do segundo tempo. Após uma boa defesa, Facundo Corvalan aproveitou o contra-ataque e anotou dois pontos com um floater da cabeça do garrafão. A Unifacisa até defendeu bem durante os dois primeiros minutos do terceiro período, mas o Paulistano acabou encontrando as respostas para furar a defesa campinense, os donos da casa rodaram bem a bola e encontraram bons arremessos intermediários, com 100% de aproveitamento, para virar o placar. A Unifacisa não se encontrou no ataque, a boa defesa paulistana gerou erros seguidos e minaram o aproveitamento da equipe, que viu o Paulistano abrir vantagem indo para o período final.
Dez pontos atrás no placar, a Unifacisa precisava imprimir um volume mais alto de jogo no ataque para brigar pela virada. O time de fato entrou com uma intensidade maior, tanto no ataque como na defesa, dificultando as ações de ataque dos donos da casa, mas ofensivamente o coletivo esteve abaixo da performance esperada pela equipe, sem confiança no arremesso do perímetro, a Unifacisa tentou trabalhar a bola dentro da área pintada, mas acabou não tomando boas decisões na hora de finalizar as jogadas e a bola teimou em não cair. Com isso, o Paulistano só precisou administrar o relógio para concretizar a vitória.
“Começamos o jogo bem, terminamos o primeiro tempo ainda na vantagem, mas o Paulistano já vinha em uma crescente no jogo. Sentimos a ausência de Gerson e Antônio, dois jogadores titulares, mas isso não pode ser desculpa, nossa equipe tem um elenco forte para suprir a falta desses jogadores e é isso que nós vamos procurar fazer nos próximos jogos. No mais, todos os méritos para a equipe do Paulistano, trouxeram pra quadra uma defesa muito forte, conseguiram neutralizar bem os nossos ataques e fizeram por merecer a vitória na partida de hoje”, comentou o capitão da Unifacisa, André Góes.
Fotos: Willian Oliveira/Foto Atleta