Na Unifacisa, a formação em Direito vai muito além do conteúdo teórico, o curso dispõe de uma estrutura sólida de prática jurídica, que os prepara para os desafios reais da profissão e desenvolvam competências jurídicas em ambientes reais de atuação, como tribunais, órgãos públicos e núcleos jurídicos próprios da instituição.
Um dos destaques está no Núcleo de Práticas Jurídicas, o NUPRAJ, um espaço que oferece uma estrutura completa que auxilia no desenvolvimento dos alunos no exercício do direito. No Escritório Modelo, os estudantes participam de atendimentos reais a comunidade, colocando em prática a teoria do curso e exercitando o raciocínio jurídico, bem como a argumentação e empatia. Com os espaços vinculados ao sistema judiciário, como o CEJUSC/ Justiça Federal – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Juizado Especial Cível e o Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, a vivência se torna mais profunda, com o contato e atuação direta com situações sob supervisão qualificada.
Além disso, o curso de Direito da Unifacisa conta com convênios nos mais diversos órgãos públicos, como o Ministério Público, Defensorias, Tribunais e Procuradorias. Dessa forma, os estudantes acompanham audiências, analisam processos e auxiliam profissionais da justiça sob supervisão, o que proporciona vivência prática do sistema judiciário e aplicação do conhecimento jurídico em casos reais.
Arthur da Gama, coordenador do curso de Direito, destaca “A imersão do aluno em competências trimestrais permitem maior contato com o conteúdo e a vivência na área. Só isso já demonstra a preocupação com o desenvolvimento do estudante”.
Ainda segundo o coordenador, o curso foi estruturado com foco no desenvolvimento de competências e habilidades que vão além do conteúdo técnico. “São cinco anos de intenso envolvimento na área jurídica, que permitem ao aluno a adaptação ao meio profissional, com vivências práticas reais nas mais diversas áreas do Direito”, explica.