10 de julho de 2023

Alunos do curso de medicina obtiveram a aprovação de sete trabalhos para apresentação na CBN

O conjunto faz parte da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Campina Grande (LANNEC) e representará a Unifacisa no congresso

Durante a 34° edição do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia (CBN), a Unifacisa será representada com a apresentação de sete trabalhos dos alunos do curso de medicina, Carol Oliveira, Claúdio Brandão e Thayná Fernandes. Os estudantes também fazem parte da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Campina Grande (LANNEC) da Unifacisa e participarão do evento que acontecerá de 26 de setembro a 1 de outubro, em São Paulo/SP. O momento será oportuno para que os ligantes compartilhem as pesquisas e experiências desenvolvidas na LANNEC com cirurgiões renomados e outros profissionais da área.

O preceptor da liga, professor Dr. Alysson Pascoal, disse que esta conquista gera um “sentimento de profundo orgulho e satisfação por acompanhar e aclamar o desenvolvimento de alunos tão queridos. São sete trabalhos aprovados no maior congresso de neurocirurgia do país e isso é fruto de uma dedicação vultosa, trabalho árduo e obstinação. A LANNEC me surpreende cada dia mais e mostra que o meu trabalho motivador e impulsionador está, de fato, impelindo e instigando alunos brilhantes que serão médicos brilhantes.”, relatou. Já para o vice-presidente da liga, Rafael Costa, “essa conquista reflete o comprometimento de cada membro da liga em buscar constantemente aprimoramento científico e empenho na produção de pesquisas de alta qualidade.”, destacou.

Histórias e feitos da LANNEC

A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurociências (LANNEC) foi fundada há quase 12 anos, em 11 de novembro de 2011. Ao longo dos anos, estudantes e médicos entusiastas da área da neurologia passaram pela liga e puderam iniciar seus legados na área. O grupo incentiva e promove o crescimento acadêmico e profissional de cada membro, proporcionando oportunidades únicas de aprendizado e aprimoramento. O principal objetivo é a preservação de um ambiente colaborativo, no qual ocorra o compartilhamento e exploração de novas pesquisas para o setor da neurociência.

O ingresso na liga oferece oportunidades de envolvimento em projetos de pesquisa, participação em grupos de estudo, palestras e eventos científicos. Essas experiências enriquecedoras não apenas ampliam o conhecimento teórico, mas também desenvolvem as habilidades práticas. O plano acadêmico da liga permite que seja explorado todos os campos da neurologia e da neurocirurgia, como: direção e gestão; práticas cirúrgicas; práticas ambulatórias; promoção em saúde; pesquisa científica; discussões clínicas; capacitação interna; e cursos externos.

Somando 49 trabalhos científicos aprovados e apresentados em cinco diferentes congressos nacionais na área da neurologia, a LANNEC, no ano de 2017, ainda, obteve sete publicações na revista internacional Child's Nervous System e criou o I Neurocurso, além de, no mesmo ano, ter formulado capítulos para uso complementar da literatura da Editora Sanar. Já em 2021, o grupo publicou 10 trabalhos aprovados no XXIX Congresso Brasileiro de Neurologia. Agora, em 2023, os ligantes comprovaram mais uma vez seu comprometimento em contribuir ainda mais para a neurociência com a aprovação de sete trabalhos científicos para apresentação no XXXIV Congresso Brasileiro de Neurologia.

O evento

O Congresso Brasileiro de Neurologia (CBC) é o maior evento desta especialidade da América Latina. O encontro reúne estudantes de medicina, médicos, pesquisadores e, este ano, reunirá mais de 380 palestrantes neurocirurgiões. O intuito do encontro é inferir as mudanças do mundo neurocirúrgico, com suas novas propostas técnicas e pensamentos que compõem o universalismo do qual é pautado as grandes lutas contras as doenças de cunho neurocirúrgico.

Para a aluna Carol Oliveira, “é um orgulho imensurável poder vivenciar mais uma conquista pela LANNEC e ver o quanto nosso esforço, disciplina e organização nos levaram a sete aprovações para a CBN. A cada trabalho aprovado, podemos dar continuidade a um histórico brilhante dentro da produção científica, que vem sendo construído há quase 12 anos pela LANNEC. Será uma honra representar a liga ao lado dos amigos e ligantes Cláudio Brandão e Thayná Fernandes. São muitas as expectativas para o evento. Espero me deslumbrar ainda mais com o mundo da neurocirurgia e voltar à LANNEC com bastante aprendizado, boas experiências adquiridas e um sentimento de dever cumprido.”, expressou.

A participação da LANNEC no encontro reafirma o trabalho e a dedicação dos ligantes em promover a excelência na formação acadêmica e profissional da área. Feitos como esse têm contribuições significativas para que a neurologia continue avançando e destaca o legado construído pelos ligantes e ex-ligantes da Unifacisa de forma integrativa com empenho e coragem.