24 de abril de 2024

União multidisciplinar: estudantes dos cursos de Odontologia e Medicina publicam artigo em revista internacional

Promover uma formação completa por meio da multidisciplinaridade é apenas um dos muitos diferenciais do Centro Universitário Unifacisa. Esse compromisso se dá por meio do pensamento de que este método permitirá aos estudantes um desenvolvimento profissional mais humano, ético e mais aberto às possibilidades que fujam do convencional. Este processo também permite o contato com outras áreas de conhecimento para que, juntos, os alunos possam desenvolver e promover o progresso científico e social. A partir deste fomento, torna-se comum que estudantes de diferentes cursos da instituição se unam para a realização de pesquisas ou aplicações de diferentes abordagens metodológicas. Recentemente, André de Almeida Agra Omena e Ana Raquel Silva Sousa, acadêmicos do curso de Odontologia, ao lado de Filipe de Almeida Agra Omena e Layane Sobreira Bento, acadêmicos do curso de Medicina, publicaram uma pesquisa científica na revista científica RECIMA21.

A produção do trabalho se deu a partir de um debate acerca de um caso de Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), onde várias alterações sistêmicas, incluindo na Articulação Temporomandibular (ATM), eram apresentadas pelo paciente. Tais modificações evidenciaram desordens intraorais. “Decidimos realizar um estudo acadêmico que abordasse a interdisciplinaridade entre Medicina e Odontologia. Nosso foco foi avaliar a prevalência e as características clínicas da Disfunção Temporomandibular (DTM) em pacientes com AIJ. Para tanto, conduzimos buscas em bases de dados nacionais e internacionais. Selecionamos 11 artigos que atendiam aos nossos critérios de inclusão. A análise destes revelou que a prevalência média de DTM em pacientes juvenis é de 12%, enquanto outros estudos indicaram uma prevalência de 40% de DTM unilateral em pacientes infantis”, explicaram. A partir da coleta de resultados foi notado a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, onde houvesse a visão dos acadêmicos em Medicina e dos acadêmicos em Odontologia.

Os estudantes também destacaram que a participação da Unifacisa se deu em vários sentidos cruciais que culminaram na aprovação e publicação do texto. Segundo eles, “a Unifacisa foi fundamental no desenvolvimento deste projeto ao proporcionar um ambiente acadêmico estimulante, onde a integração entre diferentes áreas do conhecimento é encorajada. A universidade nos ofereceu acesso a mentores qualificados e a oportunidades de discussão e colaboração com especialistas em diversas disciplinas, o que enriqueceu significativamente nosso trabalho. Além disso, o apoio institucional em termos de orientação na redação e submissão de artigos científicos foi decisivo para a aceitação do nosso estudo pela revista”, enfatizaram. Além disso, eles ainda sublinharam que a “Unifacisa tem sido uma grande motivadora no caminho da pesquisa. As experiências com pesquisas acadêmicas e projetos desenvolvidos durante a graduação impulsionaram o interesse de alguns de nós pela carreira docente e pela especialização contínua no campo da pesquisa científica”, concluíram.

O canal que publicou o trabalho dos estudantes é uma revista de renome internacional que possui presença em 76 diretórios e indexações nacionais e internacionais. Nos EUA, a revista está entre os periódicos mais referenciados em congressos e conferências acadêmicas. Já na Índia, a RECIMA21 evidencia dinamismo e a diversidade acadêmica no país. Por meio destes engajamentos, o veículo acadêmico carrega impacto e relevância global por sua alta qualidade na divulgação científica. Ter estudantes da Unifacisa como autores de um trabalho publicado na revista é o mesmo que ter a certeza de que também contribuímos para o desenvolvimento científico do mundo. O compartilhamento de conhecimento é algo fomentado na instituição e ver o que é aprendido dentro dos muros da Unifacisa alcançar escala global é motivo de orgulho para toda a instituição. A diretoria acadêmica celebra estas conquistas e incentiva os estudantes para que estes sigam buscando impactar positivamente cada vez mais a nossa sociedade.

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu