27 de junho de 2023

Alunos do curso de medicina são destaque no CBC com 14 trabalhos aprovados para apresentação

O grupo faz parte da Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia de Campina Grande (CIRLIGA) e representará a Unifacisa no congresso

O Centro Universitário Unifacisa será representado de maneira histórica durante o 35° Congresso Brasileiro de Cirurgia (CBC), que acontecerá de 27 a 30 de julho, em Florianópolis/SC. Alunos do curso de medicina da instituição tiveram, ao todo, 14 trabalhos aprovados para o encontro, sendo eles 13 apresentações orais e um relato de caso. Os alunos Paulo Cavalcante Ribeiro, Maria Augusta de Oliveira e Lira, Valeriano Soares de Azevedo Júnior e Maria Clara Lima Rêgo, estarão no encontro e também fazem parte da Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia de Campina Grande (CIRLIGA) da Unifacisa. Na ocasião, o grupo terá a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e experiências com cirurgiões renomados e outros profissionais da área. Essa conquista destacou o comprometimento e o talento dos envolvidos, bem como o destaque que a CIRLIGA tem no cenário nacional da cirurgia.

Segundo o professor e coordenador do curso de medicina da Unifacisa, Dr. Guilherme Veras, “foi com muita alegria e satisfação que recebi essa notícia dos nossos ligantes. A participação da CIRLIGA em um congresso como esse é motivo de orgulho para Unifacisa.”, expressou. Já o atual preceptor da liga, Dr. Arthur Balduino, que é egresso da Unifacisa e ex-ligante, acredita que as ligas acadêmicas são uma ferramenta extra-curricular muito importante para a formação dos acadêmicos em medicina. Ele ainda falou que “tenho a honra de fazer parte da CIRLIGA desde 2013, quando acadêmico de medicina e hoje posso orientar e guiar os demais alunos enquanto preceptor. A aprovação dos trabalhos é fruto de bastante dedicação e interesse dos alunos, que atuam de maneira bastante proativa em busca de conhecimento. A publicação e apresentação de trabalhos em congresso do CBC, que é um dos maiores eventos em Cirurgia Geral do país, vem para coroar e reconhecer todo o esforço do grupo.”, disse.

Histórias e feitos da CIRLIGA

Criada na Unifacisa, em 2011, a Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia de Campina Grande (CIRLIGA) foi criada por alguns alunos que se uniram para criar um grupo que promovesse o estudo e a prática cirúrgica. Ao longo de 12 anos, a união se consolidou  como uma das ligas acadêmicas mais ativas e relevantes da região.

Assim, com desempenhos cada vez mais evidentes, foi dado o fortalecimento do grupo e uma das realizações mais notáveis da CIRLIGA foi a organização de duas edições do Fundamentos da Cirurgia e Anestesia (FCA), o maior curso de técnica cirúrgica da Paraíba. Esse curso teve como objetivo fornecer aos participantes uma base sólida em habilidades cirúrgicas, aprimorando suas técnicas e preparando-os para futuras práticas médicas.

Além disso, os membros do grupo também estão ativamente envolvidos em projetos de cunho social, como, por exemplo, ações voluntárias no programa Opera Paraíba, tanto em Campina Grande quanto em outras cidades contempladas. O programa tem o intuito de diminuir a fila de espera do SUS no estado e contempla 81 procedimentos cirúrgicos gratuitos. A participação dos alunos permitiu que a liga contribuísse de forma significativa para a melhoria da saúde e o acesso a cirurgias em comunidades carentes.

O evento

O Congresso Brasileiro de Cirurgia é um evento grandioso que busca trazer o que há de mais atual e inovador em técnicas cirúrgicas e no tratamento das patologias relacionadas à cirurgia geral. Nas ocasiões, são oportunizadas discussões a respeito de grandes temas da especialidade, além de evidenciar a apresentação de novidades e tecnologias que ajudam a alavancar a especialidade cirúrgica e o tratamento de pacientes.

Para o presidente da CIRLIGA da Unifacisa, Paulo Cavalcante, a oportunidade de participação no evento é de grande importância e responsabilidade. “Nós estamos com uma expectativa alta em relação ao congresso porque nós, da CIRLIGA, estamos representando a Unifacisa em um dos maiores eventos científicos do país. Esse feito nos orgulha muito e também demanda da gente muita responsabilidade e compromisso com a faculdade e com a Liga.”, explicou o acadêmico em medicina.

A oportunidade de participação em um encontro de nível nacional evidencia que a história da CIRLIGA é marcada pelo empenho, dedicação e paixão dos seus membros em promover a excelência na formação acadêmica e profissional na área da cirurgia. Essa iniciativa tem contribuído significativamente para o avanço da medicina e para o cuidado da saúde da população, deixando um legado positivo na história da Unifacisa e da medicina de Campina Grande e região.