4 de maio de 2023

Coordenador do curso de direito da Unifacisa fala sobre áreas de atuação da advocacia

A advocacia é uma das profissões mais antigas do mundo. Entre 1212 e 1270 d.c., na França, a profissão foi regulamentada e começou a exigir juramento especial perante o parlamento francês, bem como matrículas de inscrição. Assim como todas as ocupações trabalhistas sofreram atualizações no decorrer dos anos, com o direito não foi diferente. As formas de exercer, legalmente, a profissão mudaram e, atualmente, segundo o artigo 133, da Constituição Brasileira de 1988, “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”. Dessa maneira, compreende-se que o advogado é crucial para o cumprimento da democracia.

No Brasil, para ter plenos poderes para exercer a atividade de advogado, após a conclusão do bacharelado em direito, é necessário ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A partir desses e de acordo com o advogado e coordenador do curso de direito da Unifacisa, Glauber Salomão Leite, a trajetória na advocacia permite atuação em muitas áreas, entre as quais estão algumas como: 1) Advocacia, contenciosa ou voltada à consultoria, sobre matérias diferentes (como, por exemplo, área penal, tributária ou empresarial), voltada à pessoa física ou jurídica; 2) Carreira pública, cujo acesso ocorre através de concurso (juiz, promotor, delegado de polícia, entre outros.); 3) Área acadêmica: professor ou pesquisador de instituições públicas ou privadas.

Entretanto, diante das tantas possibilidades, o professor Glauber adverte que é necessário entender que o mercado de trabalho está cada vez mais especializado e que o “advogado generalista” tem cada vez menos espaço. Para ele, “é preciso focar em um nicho e explorar uma área específica. Além disso, é indispensável compreender, adequadamente, as mudanças de um mercado que exige cada vez mais atuação dos advogados no âmbito digital.”, explicou. Não obstante, o coordenador frisou que, ainda, “é fundamental desenvolver habilidades que vão além do conhecimento técnico, como ser proativo, capacidade para resolver conflitos, facilidade para trabalhar em grupo, inteligência emocional, entre outros.”, especificou.

A partir dessas necessidades evidenciadas através de um mercado de trabalho cada vez mais exigente, torna-se indispensável que os advogados mantenham-se atualizados. Segundo Glauber, “o bom profissional do direito deve estudar diariamente, manter-se atualizado constantemente.”, destacou. O advogado, também, explicou meios de continuar atualizando-se: “acompanhar sites e plataformas jurídicas ajudam muito nesse processo. Cursos de especialização também são uma boa.”, citou. Porém, fazendo ligação ao curso de direito da Unifacisa, o coordenador acredita que “a questão principal é, durante a graduação, o estudante ter formado uma capacidade crítica que irá permitir, posteriormente, que ele tenha autonomia para, como profissional, continuar os estudos sozinho, de forma independente.”, disse.

Dessa maneira, o professor ressalta que a chave do sucesso é estar preparado. Essa preparação pode ser adquirida com uma boa formação, assim como a formação que é ofertada pela Unifacisa. “Temos um curso inovador, com um pé no presente e um olho no futuro, com foco no aluno e em consonância com as mudanças no mercado e nas exigências para as carreiras jurídicas. O curso tem uma nova matriz curricular, baseada em competências profissionais. Com isso, o cerne passa a ser o fazer em cada uma das carreiras jurídicas. Os alunos continuam estudando os conteúdos técnicos, como direito civil, direito penal, direito constitucional, entre outros, mas voltados à prática jurídica e ao que eles farão profissionalmente.”, elucidou Glauber.

O coordenador destacou, também, que o método utilizado pelo curso busca preparar o aluno através de atividades práticas, desde o primeiro trimestre semestre da graduação. Reforçou também que “com o método Unifacisa temos uma aprendizagem centrada no aluno, como forma de contemplar o currículo por competências”, reforçou.

Para aplicação desse modelo, Glauber destacou que “temos uma equipe de docentes de excelência, profissionais que são destaque em suas áreas de atuação, sejam eles juízes, promotores e assim por diante. Todo esse esforço é para oferecer um curso de direito novo e em sintonia com o mercado e aliado às práticas jurídicas. Através do NUPRAJ, que é o nosso Núcleo de Práticas Jurídicas, garantimos a melhor preparação para o mercado de trabalho e para o Exame da OAB.”, declarou.

Por fim, o coordenador sublinhou a característica do profissional que se forma na Unifacisa. Segundo ele, “o grande diferencial é que o advogado graduado conosco consegue atuar em termos práticos, utilizando os conteúdos apreendidos durante a graduação e aplicando concretamente através de soluções jurídicas para um problema real, ao elaborar a petição inicial de um processo ou ao conseguir redigir uma contestação, elaborar a minuta de um contrato, enfim. Formamos não apenas profissionais com uma excelente base de conteúdo, mas, principalmente, com um repertório vasto para atuação na prática, capaz de executar todos os fazeres profissionais quando assim for exigido.”, concluiu.