28 de agosto de 2023

Cuidado e amor ao próximo: liga acadêmica do curso de enfermagem se destaca por desenvolver ações sociais

A LASCEN (Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Enfermagem) da Unifacisa surgiu em 2017 com o objetivo de estar ao lado da população promovendo ações educativas, discussões com temáticas atuais e progresso no âmbito da pesquisa por meio da produção de artigos científicos. Neste espaço são abordados temas de atuação do profissional de enfermagem e promoção de palestras, além de minicursos para todo e qualquer aluno do curso de enfermagem da Unifacisa. O grupo ainda realiza ações em escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o intuito de promover o conhecimento e a educação.

Neste ano, a liga já teve a oportunidade de se reunir com os idosos do Instituto São Vicente de Paula em uma tarde de conversa e descontração; visita ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) procurando entender como é realizado o trabalho por lá, além de terem entregando bilhetes de incentivo e afeto a todos os presentes; promoção de uma campanha do Julho Vermelho, com o objetivo de conscientizar a população e mostrar a importância da doação de sangue; visita até a Indústria de Energia Elétrica para falar com os trabalhadores sobre as hepatites virais e como a prevenção é eficaz para auxiliar no processo saúde-doença; visita à UBS Maria De Lourdes Leôncio para compartilhar um informações sobre hepatites virais.

Para a presidente da liga, Ana Carolina Soares Valdivino, “participar da LASCEN me faz ver que nós, enquanto alunos, temos a oportunidade vivenciar tudo aquilo que aprendemos na sala de aula e que nós podemos ser o elo mais forte entre a informação e a sociedade.”, disse. Já para coordenadora do curso de enfermagem da Unifacisa, Renata Clemente, “A função da liga acadêmica dentro do curso de enfermagem tem fundamental importância, uma vez que desenvolve atividades teórico-práticas que estão relacionadas às atividades curriculares e que dão suporte na formação do discente de enfermagem. A LASCEN, em específico, se mostra extremamente ativa com ações direcionadas a assistir à comunidade e ofertar conhecimento para discentes do curso. Com certeza os ligantes que estão em curso nesse momento certamente já são profissionais diferenciados.”, destacou.