30 de maio de 2023

Curso de farmácia da Unifacisa é nota máxima no MEC

Conceito de Curso (CC), após avaliação in loco por comissão formada pelo INEP.

Na manhã desta terça-feira (30), a reitora da Unifacisa, Gisele Gadelha, anunciou que o curso de farmácia da instituição manteve a nota máxima de cinco estrelas na avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação), realizada nos últimos dias 22, 23 e 24/06. No momento, estiveram presentes alunos e docentes do curso avaliado e demais representantes da comunidade acadêmica. Em maio de 2019 aconteceu a última avaliação realizada pelo MEC no curso e, na época, também foi obtida a nota máxima. Agora, quatro anos depois, a graduação em farmácia da Unifacisa voltou a ser avaliada e permaneceu com o seu mérito máximo.

Implementado no ano de 2016, o bacharelado em farmácia da instituição é ajustado à Resolução CNE/CES 6, de 19 de outubro de 2017, que institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em farmácia. A formação proporciona aos estudantes experiências com atividades em laboratório como: exames hematológicos e citológicos; preparação de fórmulas de medicamentos e cosméticos, e análises toxicológicas. Durante todo o curso os estudantes têm contato com disciplinas que abordam conceitos gerais da biologia, ciências da saúde e química, além de matérias específicas das ciências farmacêuticas.

Dessa maneira, o curso ofertado pela Unifacisa presa, em sua estrutura curricular, o cuidado com a saúde e, ao longo de dez semestres, os graduandos têm a oportunidade de praticarem em seis estágios supervisionados, sendo três deles em atendimento à comunidade, atendendo aos três eixos estruturantes do próprio curso: cuidados com a saúde; inovação e tecnologia em saúde; e gestão em saúde.

Com todas essas competências avaliadas e aprovadas pela banca examinadora do MEC, o resultado foi excelente. Para Erivelton Alves, aluno do 9° período do curso, a nota atribuída pela avaliação traz consigo um momento histórico para o curso. Segundo ele, “pra mim é um motivo de grande alegria participar dessa comemoração. É gratificante fazer parte da história do curso, e mais, vivenciar diariamente e poder reforçar que somos excelentes e chancelados com a nota máxima.”, expressou.

A coordenadora do curso, professora Marisa Agra, celebrou a conquista afirmando que este é um feito único: “a graduação em farmácia da Unifacisa é a única com conceito cinco pelo MEC em toda a região. É uma felicidade muito grande, é uma renovação, é um reconhecimento por todo o nosso esforço.”, exclamou. Já a reitora da instituição, Gisele Gadelha, afirmou que “este é um momento ímpar para o nosso curso. Essa avaliação reflete todo o nosso compromisso em formar bons profissionais para a sociedade e é maravilhoso sermos tão bem avaliados por algo que nos doamos de coração.”, afirmou.

Por André Bojim - Assessor de Imprensa Unifacisa