Quando se pensa no mês de junho, automaticamente nos lembramos das festas juninas, confraternização e comemoração com familiares e amigos. Durante toda época junina, em diversos lugares, principalmente nas cidades do Nordeste, ocorrem festas que reúnem milhares de pessoas, entretanto, é necessário advertir que o mês de junho não é apenas de festa e que, infelizmente, segundo dados levantados pelo Hemocentro da cidade de Campina Grande, este mesmo mês tem um dos menores registros de doações de sangue do ano.
A queda no nível do estoque de sangue na cidade, justamente no mês de junho, causa um alerta entre os profissionais de saúde e isso acontece porque, segundo registros da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, este também é um mês em que ocorrem graves acidentes de trânsito. Muitas pessoas misturam a direção veicular com bebidas alcoólicas e tendem a se envolver em acidentes que, posteriormente, necessitam da doação de sangue. Segundo o órgão, no ano passado, 499 acidentes ocorreram nas rodovias de Campina Grande e região durante o período de festas juninas.
Para a professora do curso de enfermagem da Unifacisa e coordenadora da coleta de sangue em aférese do Hemocentro de Campina Grande, Larissa Nogueira de Siqueira Barbosa, os baixos registros de doações de sangue nesta época também estão ligadas “às festividades que acontecem em nossa cidade que fazem com que muitas pessoas deixam de comparecer ao Hemocentro para doar. Alguns ingerem bebidas alcoólicas, não descansam o suficiente e todas essas questões são motivos que inaptam a doação de sangue.”, esclareceu. Com esta impossibilidade, a docente explicou que “é necessário estar bem de saúde, ter dormido seis a oito horas na noite anterior, estar bem alimentado e ter peso mínimo de 50kg para poder realizar a doação.”, esclareceu.
Para mudar essa situação, Larissa fez um apelo à comunidade em geral de que, se possível, procure o Hemocentro para realizar a doação de sangue “ para doar, basta ir ao Hemocentro de Campina Grande, localizado na Rua. Profa. Eutécia Vital Ribeiro, s/n - Catolé, portando um documento oficial com foto, de segunda à sexta das 8h às 18h ou aos sábados das 7h às 12h. Doar sangue é importante em todas as épocas do ano. É simples e importante porque salva vidas. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas. É um gesto de amor gratuito e altruísta.”, frisou.
Caso haja dúvidas a respeito da doação de sangue no Hemocentro de Campina Grande, ligue 3344-5482 ou 3344-5475 (WhatsApp). “Doe sangue, doe vidas!”.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa