30 de abril de 2024

HelpNutri: projeto desenvolvido por alunos do curso de Nutrição obteve aprovação em dois editais

As atividades práticas no HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa) possibilitaram insights para os estudantes desenvolverem a iniciativa

A Unifacisa, por meio de sua metodologia de ensino pioneira, coloca o estudante como protagonista do seu processo de aprendizado e o incentiva a pensar em como poder contribuir socialmente com o que aprendem. Sob a supervisão de uma equipe pedagógica multidisciplinar, os estudantes da instituição têm conquistado cada vez mais espaços em diversas oportunidades que lhe são oferecidas. Nos cursos de graduação da área da saúde, o Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP) é um dos fatores primordiais que tem permitido que esses discentes desenvolvam e apliquem projetos.

Claudia Rayssa Gomes Bolo e Gabriela Marques Almeida são acadêmicas do curso de Nutrição da instituição e ao lado dos colegas de turma Gisllayne Brasil de Oliveira Santos, Laís Rodrigues Guedes, Ruth Estefânea Moreira de Farias e William Souto Fernandes, criaram o projeto intitulado de “HelpNutri”. A iniciativa tem o objetivo de criar protocolos de atendimento para pacientes com transtornos alimentares. “Com o tempo, o projeto expandiu-se para beneficiar não apenas pacientes com transtornos alimentares, mas também o público em geral, adotando a nutrição comportamental como base. A partir da percepção da necessidade de oferecer um suporte mais abrangente e personalizado para esse público, decidimos expandir nossa abordagem, reconhecendo a importância de considerar não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional e mental dos indivíduos”, explicaram.

Os estudantes relataram que a ideia de criação do projeto se deu após visitas ao HELP, espaço onde os pacientes relataram sobre casos de transtornos alimentares. A partir daí, estava nítida a necessidade de protocolização da nutrição comportamental. “A aplicação destes tipos de protocolos permitem uma abordagem mais holística e centrada no paciente, promovendo mudanças sustentáveis e positivas na saúde e no estilo de vida das pessoas. Com o apoio de nossos professores, mergulhamos em pesquisas e estudos sobre nutrição comportamental, buscando compreender as necessidades específicas de nosso público-alvo. Assim sendo, a orientação e feedback constantes dos professores foram fundamentais para moldar nosso projeto, garantindo sua relevância e eficácia”, enfatizaram.

Dada a importância da iniciativa, os estudantes decidiram não resumir suas pesquisas apenas aos pacientes do HELP e submeteram o projeto a dois editais e obtiveram aprovação em ambos. “A submissão do nosso projeto no Impulse Campina foi realizada de forma online. Durante o processo, fomos solicitados a preencher um questionário detalhado, no qual apresentamos nossa equipe, discutimos o problema que buscamos resolver e descrevemos nossa solução inovadora. Além disso, estamos atualmente participando do programa de aceleração ‘OI Osten Aceleração’, que conta com o apoio do inovabra entre seus colaboradores. Neste programa, já estamos na quarta semana de mentoria intensiva, e tem sido uma experiência incrivelmente enriquecedora. As mentorias têm trazido diversos insights valiosos para a equipe, ajudando-nos a aprimorar ainda mais nosso projeto e a desenvolver estratégias eficazes para sua implementação. A participação nos programas estão sendo fundamentais para impulsionar o HelpNutri rumo ao sucesso e impacto desejados”, destacaram.

Os estudantes ainda enfatizaram que “como alunos da Unifacisa, a conquista do HelpNutri representou um marco significativo em nossas trajetórias acadêmicas e profissionais, destacando o apoio fundamental da universidade em nossas iniciativas empreendedoras. Além de nos proporcionar uma experiência prática e enriquecedora no campo da nutrição e empreendedorismo, o projeto nos permitiu aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de uma maneira tangível e impactante”, concluíram.

Fale no WhatsApp

Falar agora