Na última sexta-feira (26), na Arena Unifacisa, das 8h às 19h, aconteceu a 1° edição do projeto de extensão “Hackathon - Desafios Unifacisa”, em parceria com o SEBRAE Paraíba. Na ocasião estiveram mais de 800 estudantes de 13 cursos de graduação da instituição, divididos em, aproximadamente, 120 grupos.
O “Hackathon” já é uma maratona tecnológica conhecida em vários países. Buscando ampliar os horizontes dessa ação, a Unifacisa, por meio do seu programa de extensão universitária, criou seu próprio evento intitulado de “Desafio Unifacisa”. Nesta proposta, a maratona tornou-se mais multidisciplinar por envolver e agregar vários cursos da instituição no desenvolvimento de projetos sociais. O coordenador de pesquisa e extensão da Unifacisa, Marcelo Lara, explicou que “o nosso Hackathon é um evento de inovação. Nossos alunos passaram o dia inteiro na busca de soluções de demandas trazidas pelos nossos parceiros. Aqui a gente prova que é possível inovar em qualquer área.”, comentou.
Para a diretora de estratégia e inovação da Unifacisa, Carol Gadelha, os debates ocorridos entre os grupos são o segredo da inovação. Segundo ela, “através de uma proposta como essa, a Unifacisa cumpre o seu papel social, através do campo de conhecimento, em torno de projetos que resolvam demandas e problemas sociais. Essa execução fica por conta de grupos de diversos cursos nossos que promovem a inovação por meio da multidisciplinaridade.", destacou.
Foi partindo desses princípios que durante todo um dia os alunos puderam aprofundar as competências dos seus projetos para, ao final, apresentar cada uma de suas propostas para a banca avaliadora composta por: Francisco Arnoud, superintendente Sicoob; Mônica Tejo, diretora do INSA; Michelle Assis, assessora técnica do ITCG; Laryssa Almeida, secretária de inovação e desenvolvimento econômico da prefeitura de Campina Grande; e Carol Gadelha, diretora de estratégia e inovação da Unifacisa. Dos 120 grupos, 8 foram selecionados para a avaliação final que classificou o projeto do curso de psicologia em 1° lugar e os projetos dos cursos de sistemas de informação e nutrição em 2° e 3° lugar, respectivamente.
Entretanto, após uma tarde repleta de aprendizado, é possível acreditar que todos os grupos ganharam. “Conseguimos aprender mais sobre inovação e isso nos motivou a buscar mais sobre o nossos temas, produzir mais. Acredito que todos saímos ganhando e com o desejo de correr atrás de completar ainda mais nossos projetos e quem sabe até implementá-los. Essa experiência também serviu para enriquecer nossos currículos e, sem sombra de dúvidas, serviu para vermos que nós podemos ajudar a sociedade dentro e fora das nossas áreas. Tudo foi simplesmente incrível.”, afirmou Maria Clara Graciliano Souto, do grupo 12 de enfermagem.
Dado o sucesso do evento, por meio de alunos e mentores, a Unifacisa promoverá mais uma edição do Hackathon muito em breve, já que iniciativas assim formam um dos principais objetivos da instituição: a preparação de profissionais de sucesso para o mercado de trabalho. Assim, para a conclusão da execução dos projetos iniciados nesta edição, espera-se que “continuemos promovendo possibilidades de transformação social para as fundações, empresas e organizações de Campina Grande.”, encerrou Carol Gadelha.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa