Com o propósito de continuar impulsionando a inovação, além do desenvolvimento econômico e social na área da saúde, a Unifacisa recebeu, entre os dias 06 e 08 de agosto, estudantes e professores da Babson College para dar continuidade às atividades de um projeto interdisciplinar e interinstitucional inovador. Essa colaboração entre as instituições tem como objetivo promover a aprendizagem experiencial e buscar soluções tecnológicas, ao mesmo tempo em que se cultiva uma cultura de inovação em ecossistemas que beneficiam os alunos da Unifacisa e da Babson, como também a comunidade em geral.
O programa está sob a coordenação da equipe de Pesquisa e Extensão Universitária da Unifacisa e do Global Health Innovation Lab da Babson College. Essa parceria busca combinar o ecossistema da Unifacisa com a avançada tecnologia e o espírito humano do HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa), juntamente com a expertise inovadora em gestão da Babson College, que é referência mundial em empreendedorismo há mais de 30 anos.
Para Jonathan Kibe, mestrando da Babson vindo do Quênia, “este projeto entre universidades de diferentes países é extremamente inovador e crucial para a construção de novas perspectivas sobre outras realidades. A estrutura da Unifacisa é impressionante, com tecnologia presente em todas as áreas. Estou entusiasmado com todo o aprendizado que estou adquirindo aqui. Amo o Brasil, e os brasileiros são muito acolhedores. Sou muito grato pela oportunidade de estar com pessoas tão incríveis, fiz muitas amizades valiosas e aprendi muito”, comentou. Já para Wiljeana Glover, professora da Babson, “é um prazer estar aqui novamente. Este é o segundo ano de atividades do nosso Global Health Innovation Lab, e essas colaborações têm sido muito benéficas tanto para os alunos envolvidos quanto para o campo da saúde”, afirmou.
Após a intensa troca de culturas e conhecimentos entre os alunos da Babson e da Unifacisa, o grupo envolvido na parceria se reunirá novamente para implementar as discussões e soluções elaboradas durante a semana de visitação. Essa iniciativa promete abrir novos caminhos para a inovação em saúde, proporcionando uma plataforma única para os estudantes explorarem soluções inovadoras e impulsionarem o desenvolvimento na área.
De acordo com o coordenador de pesquisa e extensão da Unifacisa, Marcelo Lara, “na metodologia da Unifacisa, nossos estudantes são expostos desde o início do curso a desafios reais e são incentivados a propor soluções para as demandas que recebemos da sociedade. Por isso, há uma sinergia total com o Global Health Innovation Lab, que é um curso de aprendizado prático, onde estudantes da Babson e da Unifacisa trabalham em conjunto para identificar e resolver problemas relacionados à saúde, promovendo assim o desenvolvimento e a implementação de inovações na área da saúde”, destacou.