22 de maio de 2024

Odontologia Hospitalar: especialidade em alta no mercado; Mais uma parceria de sucesso entre Unifacisa e HELP

Já reconhecido por sua qualidade nos atendimentos filantrópicos, o Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP) se solidifica a cada dia mais como uma referência para a saúde da Paraíba e do Nordeste. O órgão é mantido pela Fundação Pedro Américo (FPA), com 60% dos atendimentos voltados para o SUS e 40% para particular/convênios. Além disso, o hospital tem em seu conceito a pesquisa e a inovação e visa desenvolver os acadêmicos do Centro Universitário Unifacisa com o que há de mais moderno e atualizado no mercado.

Dentre os muitos atendimentos oferecidos pelo hospital está a assistência odontológica também prestada por professores e alunos do curso de Odontologia da faculdade parceira. Os docentes José Eraldo Viana, Isa Jane, Clarissa Camelo, Smyrna Ximenes, Jamesson de Macedo, Igor Figueiredo e Mário César estão ao lado de alguns alunos do 9º e 10º semestre do curso. Os atendimentos oferecidos são os de laserterapia de baixa intensidade através do ambulatório; triagem e avaliação das DTM’s; atendimento aos pacientes em enfermaria; atendimento aos pacientes oncológicos e em hemodiálise; atendimento ao paciente em UTI. Cada uma das assistências acontece por meio das visitas da equipe de alunos e professores a cada um destes setores. Às pessoas que nunca foram atendidas no HELP e se interessaram por um dos atendimentos devem realizar agendamento prévio pelo (83) 3063-9960.

O professor José Eraldo explicou como se dá o atendimento dos pacientes. Segundo ele, “lidamos com quadros diversos, como pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM), dores orofaciais e casos de parestesia pós extração dentária. Os pacientes oncológicos e renais crônicos recebem avaliação das condições bucais, orientações e manejo para evitar o desenvolvimento de possíveis complicações orais. Aqueles com mucosite em decorrência do tratamento oncológico também recebem tratamento com laserterapia. Os internados em UTI são avaliados um a um na busca de focos de infecção na cavidade bucal, presença de lesões, além da qualidade da higiene bucal. Os pacientes com ventilação mecânica possuem quadros críticos e, por isso, a presença da equipe odontológica tem papel fundamental na evolução desses pacientes”, pontuou.

Antes de adentrar os espaços hospitalares os alunos são orientados pelos professores durante cada etapa dos procedimentos. O docente José Eraldo explica que, frente ao concorrido mercado de trabalho, estes estudantes se destacam pelas valiosas experiências oportunizadas com as práticas no HELP. “A Odontologia Hospitalar é a especialidade mais recente da odontologia e só foi reconhecida em janeiro deste ano. O HELP abriu as portas para que os estágios possam acontecer através da prática clínica dentro de um hospital de grande complexidade, onde os alunos conseguem vivenciar os casos que muitas vezes só ouviriam na teoria”, destacou.

Pós-graduação

Fale no WhatsApp