O curso de Enfermagem da Unifacisa segue se destacando no cenário acadêmico brasileiro. Alunas e egressas do Grupo de Estudo em Trauma, Emergência e Cuidados Críticos (GETECC) tiveram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) transformados em artigos científicos publicados em periódicos de relevância nacional, classificados nos estratos Qualis A3, A5 e B1 da CAPES. A conquista reflete o compromisso da instituição com a pesquisa e o incentivo à produção científica desde a graduação.
As publicações são resultado de um trabalho contínuo de orientação, formação acadêmica e dedicação das estudantes, que encontram no GETECC um espaço de incentivo à escrita científica e à produção de conhecimento voltado à área da saúde.
Para a egressa Débora Taynah, a publicação representa um marco em sua trajetória acadêmica. “Foi uma alegria imensa. Eu me senti realizada, porque vi todo o esforço e dedicação transformados em reconhecimento. Esse resultado fortalece minha caminhada acadêmica e amplia as oportunidades na área profissional”, afirmou.
A também egressa Rayane Almeida destacou a importância de dar continuidade à pesquisa após a conclusão do curso. “O incentivo do GETECC foi essencial para enxergar que minha pesquisa poderia ultrapassar os muros da universidade e ganhar visibilidade em um espaço científico maior”, ressaltou.
Segundo o professor de Enfermagem da Unifacisa e orientador do grupo, Josivan Soares, o resultado é fruto de amadurecimento acadêmico e de um trabalho coletivo. “Transformar os trabalhos de conclusão em artigos publicados representa a materialização de um esforço conjunto e a inserção dos estudantes no cenário científico da Enfermagem nacional e internacional”, explicou.
O GETECC já acumula números expressivos: mais de 10 artigos aprovados e 12 em avaliação, além de 80 resumos apresentados em eventos científicos de grande relevância. Esses resultados reforçam a contribuição das alunas e egressas da Unifacisa para as áreas de trauma, emergência e cuidados críticos, consolidando o papel da instituição na formação de profissionais capacitados, críticos e comprometidos com a integração entre prática e ciência em benefício da sociedade.