O projeto "Jogando Tênis na Escola", idealizado e desenvolvido pelo professor Emerson de Souza Bezerra, surgiu com a proposta de ampliar o horizonte esportivo dos alunos do 7° ano do ensino fundamental II da Escola Isabel Vieira de Andrade. O objetivo é ensinar o tênis como técnica esportiva, e também promover uma compreensão mais profunda sobre o esporte, levando em consideração seu contexto histórico e cultural.
Licenciado em Educação Física pela Unifacisa, com conclusão em 2022, Emerson explicou que o projeto foi pensado para mostrar aos alunos que o tênis vai além das habilidades técnicas e táticas do jogo. “Queremos que os estudantes entendam o tênis não só como um esporte, mas também como um elemento cultural e histórico que atravessa gerações e se atualiza com o tempo", afirmou. A proposta contempla atividades práticas e teóricas, além de promover uma aprendizagem integral sobre o esporte.
A ideia do projeto surgiu a partir da constatação de que, nas escolas brasileiras, o tênis é uma prática esportiva pouco explorada. Segundo Emerson, isso ocorre por diversos fatores sociais e culturais, como apontam estudos de Ginciene, Impolcetto e Darido (2017) e Silva et al. (2017). "Percebi que o tênis não é uma modalidade amplamente difundida nas escolas e, por isso, quis trazer essa prática para o ambiente escolar diversificando as atividades físicas oferecidas e permitindo aos alunos uma vivência mais rica", destacou.
Para a implementação do projeto, Emerson contou com a contribuição da Unifacisa que foi essencial para a sua formação acadêmica e profissional. Durante sua graduação, o professor teve a oportunidade de estagiar em um clube poliesportivo em Campina Grande, onde teve contato direto com o tênis. Essa oportunidade despertou seu interesse em levar o esporte para as escolas. “A Unifacisa foi fundamental na minha formação. O corpo docente da instituição teve um papel decisivo na minha capacitação e o estágio me permitiu ver, na prática, o impacto que o tênis pode ter no desenvolvimento dos alunos", relatou. Além do aspecto educacional, o projeto também busca incentivar a prática de esportes pouco tradicionais nas escolas, mostrando aos alunos que existem diversas modalidades que podem ser exploradas e promovendo uma formação mais completa e diversificada.
Para o futuro, Emerson planeja expandir seus projetos esportivos com foco no público infantojuvenil. Ele acredita que o esporte tem um papel crucial no desenvolvimento físico, social e cultural das crianças e adolescentes e pretende continuar trabalhando para que mais jovens tenham acesso a práticas esportivas enriquecedoras. “Quero seguir desenvolvendo iniciativas que incentivem a prática esportiva e o aprendizado integral dos alunos, levando o esporte como uma ferramenta de transformação social e educacional”, concluiu.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa