A iniciativa começou na ala pediátrica e ganhou forças por diversos setores do hospital, promovendo humanização e aprendizado prático para os estudantes de Psicologia.
Desde 2023, o projeto "Psicologia Hospitalar: Desafios, Inovações e Intervenções no HELP", do curso de Psicologia da Unifacisa, tem se destacado como uma das ações mais relevantes de integração entre ensino, prática e cuidado humanizado no ambiente hospitalar. O projeto teve início com ações na ala pediátrica do Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa - HELP, em Campina Grande, com o objetivo de desenvolver recursos lúdicos para atender crianças hospitalizadas.
Com o apoio da psicóloga do hospital, Daiane Arantes, e o engajamento dos estudantes envolvidos, a iniciativa cresceu rapidamente. Atualmente, em 2025, o projeto já conta com cerca de 80 alunos distribuídos em diferentes setores do hospital, incluindo pediatria, oncologia, ambulatório, hemodiálise e a ala de cuidados paliativos, além de ações específicas como o “Dr. Boticário”. O atendimento é realizado em sistema de rodízio para garantir que os estudantes tenham contato com diversas realidades e perfis de pacientes.
O grupo responsável pela condução do projeto é formado pelos estudantes Robson Linnyker, Walter Neto, Evnny Ferreira, Maria Clara e Herberson Elias. Todos já acumulam dois anos de atuação no HELP e vivenciam, na prática, os desafios da Psicologia Hospitalar e a importância do acolhimento emocional nos processos de saúde e doença.
Para o professor Ludwig Leal, que orienta a equipe, o projeto representa uma oportunidade valiosa de formação acadêmica e pessoal. “O hospital é um lugar de muito aprendizado e, especialmente, o HELP oferece uma estrutura futurista para que esse processo de aprendizagem humanizada aconteça da melhor forma possível. É uma satisfação imensa poder acompanhar de perto a evolução desses alunos e ver o quanto eles se dedicam para oferecer um cuidado psicológico sensível e qualificado”, destaca o docente.
Ludwig também ressalta o vínculo construído ao longo do tempo com os alunos veteranos. “Quero dar destaque a esses alunos mencionados por já me acompanharem desde o meu primeiro ano no HELP. Hoje posso dizer que me sinto muito orgulhoso”, afirma. Para o futuro, ele antecipa planos de expansão: “esperamos alcançar ainda mais setores e transformar a vida de mais pacientes e acompanhantes através da Psicologia.”
Para Robson Linnyker, um dos integrantes do grupo, o projeto representa uma ponte entre teoria e prática. “A experiência vai além da simples aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula por permitir uma vivência real que contribui significativamente para a formação acadêmica e profissional. Cada atendimento fortalece a certeza de que estou no caminho certo contribuindo não apenas para meu aprendizado, mas também para meu desenvolvimento como indivíduo e futuro psicólogo”, relata.
Com uma abordagem inovadora e sensível, o projeto segue fazendo história na formação dos estudantes da Unifacisa e no cuidado aos pacientes do HELP, o que reafirma o poder transformador da escuta, da empatia e da atuação humanizada no ambiente hospitalar através dos profissionais da Psicologia.
Por André Bojim - assessoria de imprensa Unifacisa