Professores do curso de nutrição da Unifacisa dão dicas de receitas para aumentar a energia, melhorar a imunidade e curar a ressaca
A época dos festejos juninos é conhecida por ser um período de muito divertimento e confraternização entre famílias e amigos. Em Campina Grande, terra do Maior São João do Mundo, a festa também possui os mesmos sinônimos de lazer e partilha, entretanto, o que diferencia a festa na cidade é que as comemorações duram por volta de 30 dias no Parque do Povo. Muitos moradores e turistas participam incansavelmente dos festejos e, por isso, devem ficar atentos à saúde, já que nessa mesma época também temos o frio e as chuvas trazidas pelo inverno do mês de junho.
Para auxiliar na produção de energia, o professor do curso de nutrição da Unifacisa, Caio Victor, recomendou a receita de um shot energético feito com mel, gengibre e açafrão. O nutricionista explicou a função de cada um dos componentes: “os compostos presentes no mel ajudam a combater o estresse oxidativo, fortalecem o sistema imunológico e promovem a saúde geral do corpo. No caso do açafrão, seu principal fitoquímico ativo é a curcumina que auxilia no combate à inflamação, alívio da dor, proteção do fígado e melhora na saúde cardiovascular. Já o gengibre, por sua vez, alivia a dor muscular, reduz a inflamação nas articulações, melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e contribuem para seus benefícios terapêuticos.”, pontuou. Caio explicou que a mistura do shot resulta em “uma sinergia de fitoquímicos que promovem a saúde e o bem-estar.”, destacou.
Com o intuito de aumentar a imunidade e evitar resfriados indesejados em pleno São João, a também professora do curso de nutrição da instituição, Carol Campelo, indicou a produção de um caldo quente de jerimum. A professora pontuou os benefícios de cada um dos ingredientes utilizados na receita: “o jerimum é uma fonte de vitaminas e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. As fibras presentes no alimento auxiliam na digestão e o potássio contribui para a saúde do coração. Já o gengibre, como já foi pontuado por Caio, também pode ser benéfico para a saúde digestiva e ajuda na regulação do açúcar no sangue. O alho presente na receita, além de possuir propriedades antibacterianas e antifúngicas, ajuda a reduzir a pressão arterial, promovendo a saúde do coração e fortalecendo o sistema imunológico. Por fim, as folhas de couve são ricas em vitaminas K, A e C, além de possuírem compostos antioxidantes e podem ter propriedades anti-inflamatórias.”, relatou. A nutricionista ressaltou que “os benefícios desses nutrientes são sinônimos de uma rotina alimentar equilibrada e diversificada.”, frisou.
Quem vai ao Parque do Povo aproveitar as festas sempre termina fazendo uso de bebidas alcoólicas. Algumas pessoas são mais sensíveis que outras ao álcool e, por isso, esse grupo tende a desenvolver a famosa ressaca no dia seguinte. Para estas pessoas, a professora Carol indicou a ingestão do suco verde, feito de folhas de couve, gengibre, limão e pêra. Segundo a professora, “além dos benefícios já citados presentes nas folhas de couve e no gengibre, o limão e a pêra, presentes no suco, além de serem ricos em vitamina C que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, também contribuem no combate dos radicais livres que podem causar danos celulares.” afirmou. Carol ainda disse que “esses alimentos são nutritivos e devem fazer parte de uma dieta equilibrada, podendo auxiliar também no processo de desintoxicação.”, salientou.
Cada uma das receitas trazidas pelos professores são excelentes dicas que possuem a intenção de ajudar a melhorar a saúde, fazendo com que, assim, todos possam resistir ao frio da época e consigam aproveitar ao máximo o Maior São João do Mundo. Veja a preparação de cada uma das receitas acessando o @unifacisapb.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa