A comunidade acadêmica da Unifacisa se orgulha de anunciar que o neurocirurgião Luiz Severo, coordenador da pós-graduação em Medicina da Dor, presidirá uma importante sessão científica na próxima segunda-feira (10), em São Paulo. O momento será para elaboração de um documento com recomendações a governanças globais que participarão do G20.
O 1º Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação na Saúde (CIIPES) é uma iniciativa da Weill Cornell Medicine-Qatar e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). A participação do neurocirurgião Luiz Severo se dará com o intuito de abordar o impacto das mudanças climáticas em doenças neurológicas e pacientes com dor crônica, além de discutir com o grupo acerca de temáticas voltadas para o impacto do aquecimento global sobre a vida das populações, acesso à saúde, pobreza, vulnerabilidades, entre outros. Por meio desta sessão, jovens cientistas de diversas áreas da saúde debaterão resultados e estudos sobre os impactos das altas temperaturas na saúde e estratégias que podem ser viabilizadas junto ao encontro de governantes da cúpula.
O grupo científico fará a elaboração de um documento com recomendações das Jovens Lideranças Médicas, da Academia Nacional de Medicina, aos grupos S20 e T20, de cientistas e pensadores de inovação, respectivamente, alinhados ao G20. Este ano, o encontro da cúpula do G20 acontece no mês de novembro, no Rio de Janeiro. O Brasil ocupa a presidência rotativa do grupo. A reunião da cúpula contará com a presença de lideranças dos 19 países membros, além da União Africana e União Europeia. O encontro é o momento em que chefes de Estado e de Governo discutem e apontam caminhos para lidar com desafios globais.
Luiz Severo é neurocirurgião especialista no tratamento avançado da dor crônica; Coordenador do Centro Paraibano de Dor (Cepdor); Coordenador e professor de pós-graduação em Medicina da Dor da Unifacisa e membro do programa de Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina.
A participação de Luiz Severo neste evento internacional destaca o compromisso da Unifacisa com a excelência acadêmica e a inovação na área da saúde, reafirmando nossa missão de transformar o mundo pelo exemplo.