31 de maio de 2023

Aluno do curso de odontologia publica artigo em revista científica multidisciplinar 

O incentivo à pesquisa científica é essencial para a formação intelectual de qualquer graduando. É através desse estímulo que a Unifacisa cumpre um dos seus compromissos primordiais: formar profissionais que contribuam ativamente com a sociedade. André de Almeida Agra Omena é graduando e já iniciou sua contribuição com a sociedade de maneira profissional e com bastante maestria. 

Acadêmico do curso de odontologia da instituição, André, recentemente, publicou um artigo científico na revista científica multidisciplinar Recima21. O periódico tem como objetivo promover e disseminar os estudos nas áreas de ensino e pesquisa em Ciências Exatas e da Terra, Sociais, da Saúde, Humanas e Engenharia/Tecnologia. No caso do graduando da Unifacisa, sua contribuição foi voltada para a seção de saúde e tem como objetivo identificar quais as alterações fisiopatológicas presentes em pacientes que são usuários de tabaco frente ao desenvolvimento periodontal.

Para realizar a produção de um artigo científico, é necessário executar um levantamento bibliográfico que irá embasar a pesquisa. Dessa maneira, André explicou como se deu a execução do seu trabalho. “Selecionamos 14 artigos para compor o estudo. Após análise, observamos que as pesquisas comprovaram que a doença periodontal tem relação com o tabagismo, como, por exemplo, o fato do tabagismo impactar de forma significativa no nível de 8-OHdG no sangue gengival e na capacidade antioxidante total no sangue venoso. Além disso, a recessão gengival, perda de inserção, perda dentária e mobilidade dentária foram as alterações clínicas mais identificadas nos pacientes tabagistas.”, externou. 

O estudante relatou como a Unifacisa e o corpo docente da graduação em odontologia contribuíram com essa conquista. Segundo ele: “diariamente são proporcionados meios de estudo através da infraestrutura de qualidade da Unifacisa, onde, por meio da inovação e tecnologia consigo viver e praticar tudo o que aprendo de inovador, além dos eventos, estágios e atividades práticas que tenho acesso. Os professores me incentivam bastante e me orientam em produções científicas para ajudar no meu crescimento intelectual e profissional.”, elucidou. 

Assim, a partir de todo suporte oferecido academicamente, André afirmou que pretende “continuar produzindo artigos e outros projetos, para aprimorar minhas habilidades e competências em metodologia científica. Ao concluir a graduação, irei em busca do mestrado e doutorado, pois almejo seguir a carreira de pesquisador e docente.”, afirmou. Seguindo dessa maneira, o graduando seguirá os mesmos caminhos de muitos egressos de sucesso da Unifacisa que, rotineiramente, prestam serviços de excelência em suas atuações profissionais. 

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu