Egresso do curso de Educação Física relata sobre sua trajetória acadêmica e como se descobriu profissionalmente até sua aprovação em programa de residência
A trajetória acadêmica de Mikael Amarante da Silva Nóbrega é um exemplo de como a educação pode transformar carreiras e abrir novos horizontes. Formado em Educação Física pela Unifacisa, concluindo sua graduação em julho de 2024, ele recentemente foi aprovado para a residência multiprofissional em Atenção à Saúde do Idoso no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói/RJ.
Mikael ingressou na graduação sem ter conhecimento sobre a possibilidade de atuar em ambientes hospitalares e clínicos. Entretanto, ao longo do curso, foi apresentado a essas possibilidades por seus professores, o que despertou sua curiosidade. No sétimo período, ao conhecer o Exame Nacional de Residências (ENARE) através da professora Conceição Carvalho, decidiu prestar a prova. No oitavo período, durante o Estágio Supervisionado II na Clínica Escola da Unifacisa, encontrou sua verdadeira vocação ao trabalhar diretamente com pacientes idosos. Essa experiência foi essencial para que ele definisse sua especialização profissional.
"O estágio supervisionado II foi indispensável para minha formação. Trabalhar com idosos me fez perceber com quem eu queria atuar e em qual área desejava me especializar", destacou Mikael.
Durante sua trajetória acadêmica, Mikael contou com o apoio constante de seus professores que não apenas compartilharam seus conhecimentos técnicos e acadêmicos, mas também serviram como mentores e incentivadores. "A professora Conceição foi fundamental ao me apresentar o ENARE, a prova que me levou à residência. Além disso, todos os professores sempre me motivaram a buscar meus objetivos e foram grandes amigos ao longo da minha formação", ressaltou.
O Exame Nacional de Residências é um programa de residência médica e multiprofissional de alcance nacional. O processo seletivo inclui uma prova objetiva que aborda conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e conteúdos específicos de cada área. Além da prova, a pontuação também leva em consideração titulações acadêmicas, experiências práticas e publicação de artigos.
"Desde que conheci o ENARE, sabia que queria me especializar na área de saúde do idoso, pois essa certeza veio ainda durante meu estágio supervisionado", afirmou Mikael.
Durante sua residência no HUAP, Mikael atuará na promoção da saúde, educação em saúde e prevenção de doenças e quedas. A experiência adquirida na Clínica Escola da Unifacisa foi essencial nessa nova etapa, especialmente no atendimento a grupos e indivíduos. "Durante o estágio, aprendi sobre as barreiras que os pacientes enfrentam e como facilitar a promoção da saúde. Hoje, consigo observar com mais facilidade as condições dos pacientes e definir possíveis intervenções", explica.
Com a residência em andamento, Mikael ainda está amadurecendo suas próximas metas, mas já cogita atuar no ambiente de reabilitação cardiovascular. "Talvez seja um pouco cedo para definir, mas esse pode ser um caminho futuro. No momento, estou focado em concretizar esse sonho e dar meu melhor", conclui.
A história de Mikael é uma inspiração para estudantes que desejam explorar novas possibilidades dentro da Educação Física, mostrando como o conhecimento acadêmico aliado à prática profissional pode abrir portas para uma carreira de sucesso.
Por André Bojim - assessoria de imprensa Unifacisa