O curso de Nutrição da Unifacisa foi brilhantemente representado no IV Congresso de Ciências Aplicadas à Farmácia (CONCAF), realizado de 25 a 28 de outubro de 2023. Sob a supervisão do docente Diego Elias Pereira, os graduandos Gabriela Corrêa de Farias, Déborah Makanda Araújo Ribeiro e Sara Rebeca do Nascimento Xavier Silva, em parceria com os estudantes Arthur Gabriel Corrêa de Farias e Sarah Makanda Araújo Ribeiro, foram premiados na categoria “título de melhor resumo apresentado na modalidade revisão” com o trabalho “Atividade Antidiabética dos Extractos de Mentha cf. spicata L. e Mentha piperita L.: um Estudo de Revisão”.
A autora do trabalho, Gabriela Corrêa, explicou como se deu o processo de produção do texto premiado. Segundo ela, “através de pesquisas nas bases de dados Pubmed, Science Direct e Scielo, a construção se deu a partir de encontros no Google Meet com os coautores. Já a orientação por parte do professor Diego Elias ocorria de forma on-line e presencial nos intervalos das aulas, quando necessária, neste caso, a realização de ajustes na pesquisa”, disse. Para a graduanda, ainda, a oportunidade foi proveitosa para a “ampliação do currículo, melhora na escrita acadêmica, conhecimento mais crítico e melhor desenvoltura para pesquisas científicas”, pontuou.
Tal resultado põe em evidência o programa de extensão e pesquisa desenvolvido pela Unifacisa que, desde o primeiro semestre das graduações, incentiva os alunos a se engajaram cada vez mais academicamente. Esses estímulos fazem com que os alunos desenvolvam afinidade com as pesquisas científicas, como afirmou Gabriela: “os professores sempre que possível nas aulas fazem o devido estímulo. Provavelmente seguirei nessa área, uma vez que um dos meus principais anseios profissionais é de realizar mestrado e atuar na área da docência”, enfatizou.
Para o professor orientador do trabalho, Diego Elias, “enquanto professor e pesquisador, eu fico extremamente feliz em poder contribuir com a ciência do nosso país, mais precisamente com a ciência da nutrição. Aos alunos envolvidos, poder despertar nestes o espírito científico, o olhar crítico e a vontade de fazer pesquisa é a melhor parte. Estas oportunidades fazem com que os nossos alunos vislumbrem outras possibilidades ao finalizar o curso como, por exemplo, o ingresso em programas de pós-graduação”, concluiu.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa