20 de junho de 2023

Docente do curso de psicologia fala sobre a saúde mental e o lazer durante o São João

Durante o dia a dia, seja no espaço laboral e/ou social em que nos encontramos, tem se tornado cada vez mais “normal” o desenvolvimento do ritmo “automático de produção”. As pessoas cumprem suas demandas diárias porque necessitam cumprir e, por conta disso, tendem a esquecer delas mesmas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse ritmo frenético de atividades evidenciadas pela exigência ou necessidade de produtividade é uma das principais causas de desenvolvimento do estresse. Estatísticas levantadas pela Organização mostram, também, que uma a cada cinco pessoas podem sofrer de algum problema de saúde mental dada a realidade em que estamos inseridos. Por isso, segundo a professora do curso de psicologia da Unifacisa, Raisa Mariz, é importante priorizar também momentos de descanso, pausa e lazer. 

A psicóloga também advertiu que “os próprios órgãos de saúde, como a OMS e, aqui no Brasil, o Ministério da Saúde, dispõem de diretrizes regulamentando e incentivando a prática de lazer como parte de uma boa qualidade de vida e, consequentemente, saúde para vida de uma pessoa. Estudos nessa esfera demonstram que o corpo ‘pede’ um tempo de repouso que contemple também práticas de lazer, sendo necessário para que nos reenergizemos para o retorno das atividades diárias. O cérebro entende nossa dinâmica e percebe que o ciclo trabalho-descanso-lazer é fundamental para uma vida mais saudável.”, salientou.

Tendo em vista essa necessidade dos momentos de lazer para uma boa saúde, a docente destacou que uma boa oportunidade de vivenciar essas experiências pode ser aproveitando os festejos juninos neste mês de junho. “A época dos festejos juninos é ótima para tal fim, principalmente para um bom nordestino que respira esses ares em suas raízes e assim são proporcionados momentos de alegria, relaxamento e vivência de tradições e culturas, desde a infância até mais do que a melhor idade.”, frisou. A psicóloga também deu exemplos de como ter esses momentos de descontração: “podemos dançar o forró; reunir a família e amigos numa boa confraternização junina; desfrutar das comidas e bebidas típicas e podemos, inclusive fazer a própria comida; contemplar as danças populares e ir a shows; envolver as crianças em histórias ou brincadeiras de São João e também curtir com elas esses momentos únicos; visitar os museus da cidade que contam com a vasta cultura e história junina; esses e muitos outros são exemplos de atividades que despertam nossa criatividade e exercitam o relaxamento e divertimento para todas as idades.”, pontuou.

Por fim, a professora ainda deu ênfase à importância de manter a continuidade com a vivência desses momentos de lazer. Segundo ela: “quando os festejos juninos passam, ficam as boas lembranças do que vivenciamos como uma forma de nos incentivar a continuar buscando momentos de lazer ao longo do ano, mesclando-os com outras atividades que fazem parte do nosso cotidiano. Temos de aliar as práticas e tirar nosso tempo de repouso. E, diante de tantas opções de relaxamento oferecidas pelo meio, o mais importante é cada pessoa encontrar o que lhe desperta prazer enquanto lazer, para que, de fato, seja uma realização de sentido única.”, concluiu.

Por André Bojim - Assesoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu