9 de fevereiro de 2024

Sucesso profissional: egresso do curso de Jogos Digitais é contratado por uma das maiores empresas nacionais de games

Através de grandes investimentos nos programas de pesquisa e extensão, a graduação em Jogos Digitais da Unifacisa busca – por meio da prática – transformar aspirantes ao setor em profissionais de destaque no mercado de trabalho. Além de um corpo docente qualificado e multidisciplinar, o curso conta com uma estrutura robustamente atualizada que prepara os estudantes para lidarem com qualquer tipo de atuação dentro do setor. Por meio destas características torna-se comum que os egressos da instituição tornem-se profissionais de sucesso, assim como Arilson Souza dos Santos que concluiu sua graduação no ano passado e já conquistou uma vaga na maior empresa de games do Brasil.

O ex-graduando da Unifacisa, atualmente, é colaborador da Kokku Games Ltda, conhecida como a maior empresa brasileira que tem como foco o desenvolvimento e co-desenvolvimento de ativos e produtos digitais de alta qualidade. Além de possuir parceria com renomadas empresas de jogos como a Paradox, Electronic Arts, Tencent e Roblox, desta corporação já saíram muitos jogos mundialmente famosos, entre eles: Horizon Forbidden West, Horizon Zero Dawn, Call of Duty Black Ops: Cold War. “Eu trabalho na parte de user experience e user interface design, que é uma área centrada em criar propostas e produtos que proporcionam uma melhor interação entre o usuário e a plataforma com a qual ele interage. Dentro da empresa trabalhamos em times com diferentes profissionais de games em um clima bastante agradável, organizado e produtivo”, destacou.

A trajetória até a conquista desta oportunidade foi repleta de aprendizados e muitas autodescobertas. Entre as lições internalizadas no meio do caminho, Arilson destaca que sua graduação na Unifacisa possui grande parcela no profissional que ele é hoje. “Acredito que a universidade teve uma influência muito significativa em minha jornada. Sem o conhecimento certo e as experiências proporcionadas por ela, eu não teria seguido esses caminhos nem feito as escolhas fundamentais que me levaram até onde estou hoje”, disse. O egresso ainda especificou sobre o quão proveitoso foi ter se graduado por meio de um currículo que abrange “um conhecimento técnico e teórico de várias áreas que são necessárias para a produção de um jogo como um produto digital, desde o processo de seu nascimento até o seu processo final, pós-produção e processos de divulgação e marketing”, pontuou.

O profissional também explicou como se deu seu processo para descobrir qual era a área que ele tinha mais afinidade e como os docentes da Unifacisa participaram desse processo de profissionalização. Segundo ele, “quando estava encerrando meu ciclo acadêmico, conheci a área de UX/UI Designer por meio de um projeto de pesquisa para produção do projeto de conclusão de curso. Me identifiquei profundamente com ela, e desde então tenho dedicado bastante tempo ao estudo dessa área e à evolução do meu conhecimento sobre. Todos os professores desempenharam um papel fundamental na minha jornada como aluno dentro da faculdade. Para mim, em particular, destaco Daniel Leite. Ele não apenas me orientou quanto aos caminhos corretos a seguir na área em que desejava ingressar, mas também me guiou nas etapas mais vantajosas para acelerar meu aprendizado e facilitar minha inserção no mercado”, frisou.

Para Arilson, todas as vivências dentro da academia “proporcionaram uma boa capacitação para o cargo atual que estou hoje, pois dentro dele trabalhamos muito com a experiência de um usuário em relação às plataformas e produtos que produzimos. Esses conhecimentos derivados proporcionam uma facilidade nos quesitos de pesquisas e também em sugestões de melhores propostas para o nosso público-alvo”, explicou. Ele ainda concluiu que “meus planos para o futuro são evoluir ainda mais meu conhecimento na área que estou atuando, acredito que tenho uma grande jornada a ser traçada e tenho convicção que dei um ‘start’ muito grande este ano nela. Também quero aprimorar o conhecimento em línguas estrangeiras para estar preparado para as futuras oportunidades e estar capacitado para o mercado de trabalho”, encerrou.