O projeto é uma parceria com a Fundação Pedro Américo e a Unifacisa. Será lançado no dia 21 de setembro, às 19h, no Teatro Facisa, dentro do Congresso Internacional Interdisciplinar de Saúde.
A ala pediátrica de um hospital pode ser um ambiente desconhecido e intimidante para as crianças, onde os procedimentos médicos podem gerar ansiedade, medos e traumas.
Em uma iniciativa pioneira, o hospital HELP, em Campina Grande-PB, irá encantar os pequenos com um novo projeto de animação. Com a turma do Jackinho, o HELP coloca a criança como o centro do cuidado para que elas possam compreender o que está vivenciando dentro de um ambiente hospitalar.
A diretora da Qualidade do HELP e criadora do projeto, Bianca Gadelha, afirma que com essa abordagem, o Hospital está definindo um novo padrão de cuidados pediátricos, onde a educação, a diversão e a saúde andam de mãos dadas.
“Nosso objetivo com esse projeto é que a criança esteja no centro do cuidado. Ela precisa compreender o que está acontecendo, entender cada fase dentro da internação hospitalar. Com o adulto, a gente consegue fazer isso de uma forma mais simples, mas com a criança a gente precisa ir um pouco além, uma tratativa mais humanizada e lúdica, diminuindo a insegurança, os traumas e medos que ela possa ter no momento da internação”, pontuou.
O projeto de animação, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, utiliza uma abordagem educativa que combina elementos visuais atraentes e narrativas envolventes.
O designer gráfico e motion designer, Trigueiro Júnior, afirmou que produzir uma animação com a qualidade da Turma do Jackinho foi um grande desafio, e que, se torne uma parte integrante do ambiente hospitalar, proporcionando sorrisos, aprendizado e conforto a cada criança que passa por ali.
“Está sendo muito prazeroso trabalhar neste projeto. É extremamente gratificante criar artefatos lúdicos para crianças. Trata-se de um público exigente, espero que todos gostem”, pontuou.
Ao aliar a expertise médica à criatividade artística, a instituição está abrindo novos horizontes, oferecendo não apenas tratamento, mas também suporte emocional e educacional.
Os roteiros da 1ª temporada foram escritos pelo jornalista, ator e dramaturgo, Saulo Queiroz, também autor de "Jack, o jacaré do Açude Velho" - personagem criado por ele para o palco, em 2016, e que também batizou o mascote do Basquete Unifacisa, tornando-se sucesso entre torcedores de todas as idades. "Jack migrou do teatro para o esporte e agora, sob a maestria de Trigueiro Jr., se transforma em Jackinho, um personagem do HELP que vai encantar os pacientes mirins, tornando a estadia no hospital mais leve. Uma bela trajetória para um jacaré migrante que conquistou Campina Grande", declarou o artista.