24 de maio de 2024

Impacto social e acadêmico: alunos da Unifacisa criam startup na área da saúde pública

Após o projeto conquistar aprovação em quatro diferentes editais, os alunos visam ampliar e modernizar ainda mais os atendimentos

O modelo de projetos integradores implementado na Unifacisa provou, mais uma vez, que é um catalisador de grande impacto social e acadêmico. O método põe alunos de todos os cursos para proporem soluções inovadoras em pequenas, médias e grandes corporações. Além disso, dentro deste sistema, é comum que os estudantes também desenvolvam o empreendedorismo por meio da criação de startups. Os estudantes do curso de Sistemas de Informação e Jogos Digitais, Mateus Lima da Cunha, Ivo Cavalcante de Miranda, Yuri Alex Venâncio Pereira, Ayrton Villeneuve Oliveira Tavares, Arthur Alcântara de Andrade e Wânderson Pio da Silva representam o exemplo dos alunos que tendem a seguir a vertente empreendedora. Juntos, o grupo criou a startup Data Health Flow que recebeu aprovação em quatro editais.

A iniciativa foi orientada por professores e tutores de ambos os cursos da Unifacisa e busca trazer avanços de gestão para o âmbito da saúde pública. O foco está na comunicação acessível para diminuir o absenteísmo de pacientes na rede do SUS. “Nosso lema é: ‘a tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas’. Não é apenas uma frase de efeito, é uma realidade que buscamos colocar em prática. Nosso intuito é simplificar processos através de um sistema acessível, simples e pensado para ajudar a melhorar o acesso aos serviços da saúde pública das tantas realidades sociais, financeiras e educacionais do país. Somos uma startup com mentes inquietas que gostam de resolver problemas e de ouvir quem deve ser ouvido. O passo primordial para a evolução do projeto foi a orientação do professor, e gerente de projetos, Paulo de Tarso. Foi o seu incentivo e direcionamento técnico que levou a equipe a tirar a ideia do papel e iniciar uma jornada no mundo da inovação e dos negócios”, destacaram.

Através desta premissa, o grupo propõe diversas soluções para viabilizar os atendimentos no setor da saúde. Entre as propostas estão: “Um dos principais pontos é o nosso sistema de gerenciamento de consultas por chat que nos permite oferecer uma comunicação simples, acessível, descomplicada e personalizada de acordo com a realidade de cada município. Com suporte em tempo real realizado pelos profissionais da saúde que utilizam o sistema, respeitamos as regionalidades e especificidades de cada paciente. Além disso, fazemos uso extensivo da IA para auxiliar na comunicação com a população e otimizar processos internos, como a automação de tarefas repetitivas e a análise de dados para insights acionáveis. Outro aspecto crucial é a geração de dashboards em que consolidamos dados e métricas relevantes. Esta ferramenta fornece uma visão panorâmica da realidade a nível de instituição e de município no que diz respeito aos dados da saúde em tempo real”, citaram.

Na procura de oportunidades que gerassem ainda mais aproveitamento, o projeto conquistou quatro aprovações em diferentes editais: 1) o maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste, o NEON 2024; 2) Impulse Campina powered by InovAtiva que é uma parceria estratégica entre a Prefeitura de Campina Grande, o SEBRAE e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); 3) 4º edição do Programa de Pré-Aceleração e Incubação de Startups promovido pelo SENAI Paraíba, IEL Paraíba e o SEBRAE Paraíba; 4) Capital Empreendedor. Cada uma das oportunidades será essencial para conectar a startup dos alunos ao ecossistema empreendedor, além de gerar conexões inovadoras por meio das mentorias especializadas e networking com profissionais de todo o Brasil. 

A partir das aprovações, os estudantes creem que o objetivo principal é aproveitar todo o conhecimento que será obtido e priorizar a maturidade da Data Health Flow enquanto empresa, além das ocasiões serem oportunas para uma maior preparação para as próximas aplicações em 2025. “As conquistas obtidas para a nossa startup refletem as diferentes capacidades de cada componente da equipe que, juntos, conseguem obter o máximo possível de oportunidades. Transformar uma ideia em um produto, em um negócio, é um diferencial gigantesco na vida profissional de cada um daqueles que compõem a equipe Data Health Flow”, encerraram.

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Pós-graduação
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu