24 de maio de 2024

Impacto social e acadêmico: alunos da Unifacisa criam startup na área da saúde pública

Após o projeto conquistar aprovação em quatro diferentes editais, os alunos visam ampliar e modernizar ainda mais os atendimentos

O modelo de projetos integradores implementado na Unifacisa provou, mais uma vez, que é um catalisador de grande impacto social e acadêmico. O método põe alunos de todos os cursos para proporem soluções inovadoras em pequenas, médias e grandes corporações. Além disso, dentro deste sistema, é comum que os estudantes também desenvolvam o empreendedorismo por meio da criação de startups. Os estudantes do curso de Sistemas de Informação e Jogos Digitais, Mateus Lima da Cunha, Ivo Cavalcante de Miranda, Yuri Alex Venâncio Pereira, Ayrton Villeneuve Oliveira Tavares, Arthur Alcântara de Andrade e Wânderson Pio da Silva representam o exemplo dos alunos que tendem a seguir a vertente empreendedora. Juntos, o grupo criou a startup Data Health Flow que recebeu aprovação em quatro editais.

A iniciativa foi orientada por professores e tutores de ambos os cursos da Unifacisa e busca trazer avanços de gestão para o âmbito da saúde pública. O foco está na comunicação acessível para diminuir o absenteísmo de pacientes na rede do SUS. “Nosso lema é: ‘a tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas’. Não é apenas uma frase de efeito, é uma realidade que buscamos colocar em prática. Nosso intuito é simplificar processos através de um sistema acessível, simples e pensado para ajudar a melhorar o acesso aos serviços da saúde pública das tantas realidades sociais, financeiras e educacionais do país. Somos uma startup com mentes inquietas que gostam de resolver problemas e de ouvir quem deve ser ouvido. O passo primordial para a evolução do projeto foi a orientação do professor, e gerente de projetos, Paulo de Tarso. Foi o seu incentivo e direcionamento técnico que levou a equipe a tirar a ideia do papel e iniciar uma jornada no mundo da inovação e dos negócios”, destacaram.

Através desta premissa, o grupo propõe diversas soluções para viabilizar os atendimentos no setor da saúde. Entre as propostas estão: “Um dos principais pontos é o nosso sistema de gerenciamento de consultas por chat que nos permite oferecer uma comunicação simples, acessível, descomplicada e personalizada de acordo com a realidade de cada município. Com suporte em tempo real realizado pelos profissionais da saúde que utilizam o sistema, respeitamos as regionalidades e especificidades de cada paciente. Além disso, fazemos uso extensivo da IA para auxiliar na comunicação com a população e otimizar processos internos, como a automação de tarefas repetitivas e a análise de dados para insights acionáveis. Outro aspecto crucial é a geração de dashboards em que consolidamos dados e métricas relevantes. Esta ferramenta fornece uma visão panorâmica da realidade a nível de instituição e de município no que diz respeito aos dados da saúde em tempo real”, citaram.

Na procura de oportunidades que gerassem ainda mais aproveitamento, o projeto conquistou quatro aprovações em diferentes editais: 1) o maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste, o NEON 2024; 2) Impulse Campina powered by InovAtiva que é uma parceria estratégica entre a Prefeitura de Campina Grande, o SEBRAE e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); 3) 4º edição do Programa de Pré-Aceleração e Incubação de Startups promovido pelo SENAI Paraíba, IEL Paraíba e o SEBRAE Paraíba; 4) Capital Empreendedor. Cada uma das oportunidades será essencial para conectar a startup dos alunos ao ecossistema empreendedor, além de gerar conexões inovadoras por meio das mentorias especializadas e networking com profissionais de todo o Brasil.

A partir das aprovações, os estudantes creem que o objetivo principal é aproveitar todo o conhecimento que será obtido e priorizar a maturidade da Data Health Flow enquanto empresa, além das ocasiões serem oportunas para uma maior preparação para as próximas aplicações em 2025. “As conquistas obtidas para a nossa startup refletem as diferentes capacidades de cada componente da equipe que, juntos, conseguem obter o máximo possível de oportunidades. Transformar uma ideia em um produto, em um negócio, é um diferencial gigantesco na vida profissional de cada um daqueles que compõem a equipe Data Health Flow”, encerraram.

Fale no WhatsApp

Falar agora