O mês de agosto é dedicado à campanhas alusivas ao Agosto Dourado, que buscam trazer conscientizações a respeito do aleitamento materno. Neste ano, o tema da campanha é “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”. A campanha desta edição surge em paralelo com os novos estudos que indicam o aleitamento materno como única forma de alimentação até o sexto mês de vida, podendo evitar o desenvolvimento de diversas doenças, além de contribuir com o desenvolvimento infantil.
A partir desta conceção e da Lei n° 8.063/2021, que trata da implantação de caixas coletoras de portes de vidro para armazenamento de leite materno em pontos estratégicos do município de Campina Grande, a LASCEN (Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Enfermagem da Unifacisa) busca seguir ações dos meses coloridos e, por isso, neste mês, estará somando reflexões ao lado da Unifacisa em prol da campanha.
Para isso, o grupo estará realizando coleta de potes de vidro com tampa rosqueável de plástico. Os recipientes doados precisam ser obrigatoriamente no material indicado, dada a resistência do reservatório para o processo de esterilização realizado antes do recebimento do leite materno. Os pontos de coleta serão as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Maria Lourdes Leôncio, que fica no bairro do Cruzeiro; Ana Cantalice, localizada no bairro das Três Irmãs; e Crisóstomo Lucena, no Aluísio Campos, além do Hospital HELP, e a Unifacisa. As UBS receberão no horário comercial, de segunda a sexta, assim como o HELP. Já a Unifacisa estará com o ponto de coleta ativo das 8h às 22h, também de segunda a sexta.
Para Emanuele, vice-presidente da LASCEN, “É de grande aprendizado para todos que participam levar a educação em saúde ou buscar formas de minimizar algum problema na saúde pública. Tudo isso é gratificante para todos e nos faz entender melhor como é o dia a dia do profissional de enfermagem.”, relatou.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa