18 de agosto de 2023

Oportunidades e especializações da nutrição: conheça mais sobre o setor responsável por promover a alimentação adequada 

Docente do curso de nutrição da Unifacisa pontuou sobre os destaques área, bem como sobre o curso oferecido pela instituição

Por volta de 1914 a 1945, a trajetória da atuação do profissional nutricionista foi marcada pela percepção de que soldados bem alimentados apresentavam um desempenho superior nos campos de batalha. A partir dessa compreensão, diversas hipóteses sobre nutrição foram formuladas, conduzindo a uma série de experimentos. No Brasil, na segunda metade do século XIX, as primeiras teses nacionais sobre nutrição surgiram na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e na Bahia. Ao longo do tempo, a nutrição se solidificou como uma ciência que busca decifrar a relação entre seres humanos e alimentos, bem como entender a absorção de nutrientes pelo organismo.

Levando em consideração o contexto acima e a regulamentação da profissão do nutricionista, segundo Lei 8.234/1991, a nutrição se divide em seis áreas. São elas: 

1) Nutrição Clínica, com atuações em hospitais, clínicas, consultórios e/ou ambulatórios, trabalhando na avaliação e intervenção nutricional em pacientes com diversas condições de saúde; 2) Nutrição em Saúde Coletiva, que promove hábitos alimentares saudáveis em comunidades e grupos populacionais; 3) Nutrição em Alimentação Coletiva, que planeja e supervisiona a produção de refeições balanceadas em empresas, restaurantes e/ou refeitórios industriais; 4) Nutrição Esportiva, por meio do desenvolvimento de estratégias nutricionais para melhorar o desempenho esportivo; 5) Nutrição Estética, que possui foco na elaboração de planos alimentares para melhorar a aparência física, considerando aspectos como perda de peso, ganho de massa muscular e saúde da pele; 6) Nutrição em Indústrias e Pesquisa, que atua na área de desenvolvimento de produtos alimentícios, análise de alimentos, pesquisa científica e outras atividades relacionadas à indústria alimentícia; além da 7) Pesquisa e Docência em Nutrição.

Para o Conselheiro Regional de Nutrição e docente do curso de nutrição da Unifacisa, Caio Victor Coutinho, algumas especialidades dentro da área estão em alta e, coincidentemente, estas foram recentemente regulamentadas pelo Conselho Federal de Nutricionistas. “A busca está muito grande por capacitações em Nutrição Clínica em Endocrinologia e Metabologia; Nutrição e Fitoterapia; Nutrição em Atenção Primária e Saúde da Família e Comunidade; Nutrição em Marketing;  Nutrição em Saúde da Mulher; e, principalmente, em Nutrição de Precisão, que é onde o profissional trabalhará com laudos e testes genéticos. A alta procura se dá em decorrência da modernidade que vivemos, com a possibilidade de novas pesquisas e soluções para uma melhor saúde nutricional. Além disso, estas especialidades trazem boas oportunidades para o profissional de nutrição.”, enfatizou. 

Caio ainda destacou que se manter atualizado é extremamente necessário para poder acompanhar as evoluções da área e para garantir a adoção de condutas baseadas em evidências científicas mais recentes e que, consequentemente, ofereçam melhores orientações para a saúde. Segundo o docente é possível garantir atualizações através do “cadastramento nos sites dos melhores periódicos da área para receber os artigos científicos mais atuais, como o Nutrients, American Journal of Clinical Nutrition, Phytotherapy Research, Phytonutrients, Journal of Dietary Supplements, entre outros; participações em cursos e workshops; acompanhar webinars e podcasts sobre nutrição e que são frequentemente realizados com especialistas da área; e acompanhar diretrizes e recomendações das sociedades científicas nacionais e internacionais, como a Associação Brasileira de Alimentação e Nutrição (ASBRAN), Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), International Society Of Sports Nutrition (ISSN) e American Society for Nutrition.”, elucidou. 

O professor também explicou que uma boa maneira para se preparar para o mercado de trabalho da nutrição é realizando um bom curso de graduação. “Na Unifacisa o curso de nutrição possui conceito máximo no MEC. Aqui procuramos associar teoria à prática, uma vez que o corpo docente é altamente qualificado formado por mestres e doutores que apresentam vasta experiência na área dentro e fora do país. O mesmo corpo docente ainda possui atuação como conselheiros no Conselho de Classe da Profissão (Sistema CFN/CRN). Nossos alunos ainda têm a oportunidade de realizarem atividades práticas no HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa), conhecido como o hospital do Norte e Nordeste. No ambulatório de nutrição do hospital,  os pacientes já são atendidos com abordagem da Nutrição Comportamental. Acreditamos que à medida que todos os setores do hospital forem sendo inaugurados, outras áreas do atendimento em nutrição serão iniciadas, como a nefrologia, geriatria e a dermatologia. O HELP, por ser um hospital que já nasceu com espírito inovador, só tende a contribuir para a formação dos nutricionistas.”, concluiu. 

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu