Desde o último dia 08 de julho que a Unifacisa está recebendo uma carreta de tecnologia que fomenta a capacitação profissional na área de Tecnologia da Informação de maneira itinerante, o HackaTruck MakerSpace. A iniciativa é um projeto de capacitação profissional tecnológica feito para estudantes de Instituição de Ensino Superior que visa aprimorar a criatividade e a desenvolver protótipos de aplicativos e/ou soluções utilizando as tecnologias mais atuais de linguagem de programação Swift, Internet das Coisas e de serviços cognitivos em nuvem. O programa pertence ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a realização do Instituto Eldorado, no âmbito do Programa MCTI Futuro. Além disso, a carreta tem parceria com as empresas IBM, Cisco, Flex, em colaboração com a Apple.
Para Daniel Abella, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifacisa, “o HackaTruck oferta conhecimentos que representam um diferencial para um profissional da área de tecnologia, sendo eles o desenvolvimento para dispositivos iOS e a criação de aplicações usando IA Generativa que é tão discutida no mercado. Alunas e alunos da Unifacisa participantes dos cursos estão criando um verdadeiro diferencial em seus currículos”, disse. Já o coordenador do curso de Jogos Digitais da instituição, afirmou que “é uma ótima oportunidade de integrar o conhecimento na linguagem Swift ao repertório de desenvolvimento em Jogos Digitais, além de agregar em diversas softskills e conhecer uma nova abordagem de ensino para programação com parceiros, como IBM e Apple”, comentou.
Neste espaço, os estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos digitais e Sistemas de Informação da Unifacisa estão tendo a oportunidade de se capacitarem em todos os cursos disponibilizados pelo projeto, bem como estão manuseando ferramentas desenvolvidas pela big tech Apple na criação de aplicativos pensados para os principais sistemas operacionais do mercado, como iOS, Windows e Linux. Todos os cursos são presenciais, gratuitos e acontecem nos turnos tarde, das 13h às 17h, e à noite, das 18h às 22h, de segunda a sexta, nos laboratórios de dentro da carreta que estará estacionada na Unifacisa até o próximo dia 08 de agosto. Ao final da formação os estudantes devem, em grupo, apresentar soluções de tecnologia social e/ou tecnológicas com as aplicações obtidas nas capacitações.
A participação da Unifacisa ainda obteve grande destaque com “um número expressivo de participantes na etapa EAD, com mais de 345 alunos e alunas de diversos cursos. Além disso, tivemos a grata surpresa do recorde com o maior número feminino na história dos nove anos do HackaTruck. Isso deve-se a uma excelente mobilização do grupo do CodeRosa da Unifacisa que incentivam as mulheres à inovação na tecnologia”, destacou Karina Dias, professora de empreendedorismo e inovação do curso de Jogos Digitais. A partir dos expressivos dados, o coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação da Unifacisa, Fabrício Dias, destacou que “podemos considerar que esse projeto vem coroar os 20 anos do curso de Sistemas de Informação e, certamente, será um diferencial na formação dos alunos que tiveram a oportunidade de participar”, concluiu.
Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa