22 de novembro de 2023

Projeto de extensão do curso de psicologia realiza atendimentos com os jogadores do Basquete Unifacisa

A iniciativa busca, além de acompanhar os atletas, evidenciar destaques científicos na área da psicologia do esporte no Brasil

O projeto de extensão em psicologia do esporte, concebido e desenvolvido por alunos e professores da Unifacisa, surge como uma iniciativa inovadora na Unifacisa. Com o intuito de aprimorar as habilidades psicológicas dos atletas de basquete, o foco principal é potencializar o desempenho da equipe e aplicar técnicas de treinamento mental, paralelas aos treinos físicos, visando criar resistência frente às situações no contexto esportivo. 

A ação foi pensada e desenvolvida pelos professores Ludwig Leal e Raisa Mariz, com a participação de mais cinco discentes do curso, e tem como objetivo o desenvolvimento do treinamento de habilidades psicológicas. “O projeto de extensão em psicologia do esporte tem como objetivo principal atuar com os atletas do Basquete Unifacisa através de técnicas de treinamento de habilidades psicológicas para aumentar ainda mais o rendimento de alta performance no time, que já a equipe está no início de mais uma temporada. Além disso,  temos o foco em promover a saúde mental dos componentes do time e proporcionar aprendizado prático para os alunos do curso de psicologia.”, explicou o docente Ludwig. O professor ainda comentou a motivação que os levou ao trabalho com os atletas: “como eles realizam treinos físicos para criar resistência física é possível também realizar um treinamento mental para criar resistência frente à situações limite no contexto esportivo.”, disse. 

Para a bolsista do projeto, a aluna Ester Patriota, “participar do projeto representa a sala de aula se expandindo para a prática e me permitindo a oportunidade de aprender mais sobre minha profissão e a efetividade dela. Tem sido gratificante compreender a importância da psicologia no contexto do esporte e, sem dúvidas, eu vejo essa experiência como a prova de que eu conseguiria caminhar por essa área e trazer aos atletas um melhor desempenho através do trabalho da psicologia.”, externou. 

Por ser uma temática emergente dentro da psicologia e por conter poucos projetos e ações na área e nos cursos de psicologia do Brasil, os alunos da Unifacisa estão sendo os pioneiros nessa prática. “A equipe de psicologia está muito motivada para trabalhar em parceria com o time profissional de basquete que é conhecido no Brasil, por seu alto rendimento na NBB. O time, que já ganhou vários campeonatos, abriu as portas para contar com a ajuda de psicólogos e estudantes de psicologia engajados e comprometidos com a ética da profissão. Além disso, temos como expectativa a publicação de estudos em revistas científicas, que sejam frutos da nossa pesquisa e intervenção junto ao time.”, concluiu o professor Ludwig. 

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Pós-graduação
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu