A carreta que carrega o laboratório para o desenvolvimento de aplicativos pelo Brasil, o Hackatruck, está no estacionamento da Unifacisa desde o início de julho. A passagem do veículo pela instituição foi um marco na sua história em razão de ter registrado o maior número de inscrições femininas. “Um número expressivo de participantes na etapa EAD, com mais de 345 alunos e alunas de diversos cursos. Além disso, tivemos a grata surpresa do recorde com o maior número feminino na história dos nove anos do HackaTruck. Isso deve-se a uma excelente mobilização do grupo do CodeRosa da Unifacisa que incentivam as mulheres à inovação na tecnologia”, destacou Karina Dias, professora de empreendedorismo e inovação do curso de Jogos Digitais.
Para celebrar o momento foi realizada uma palestra com a diretora da IBM, Fabiana Schurhaus, onde foram destacados os desafios e empoderamento feminino no setor da tecnologia e inovação. Todo o encontro foi encabeçado pelo grupo CodeRosa, projeto de extensão da Unifacisa composto por alunas dos cursos de tecnologia, e reuniu estudantes e colaboradoras da Unifacisa. “Para gente é uma alegria poder protagonizar o maior número de inscrições femininas da história do Hackatruck. Poder aprender e ouvir as experiências de alguém que é referência na área, como Fabiana, é verdadeira inspirador e nos motiva a seguir carreira na tecnologia”, disse Marina Silva, estudante de Jogos Digitais da Unifacisa.
O HackaTruck MakerSpace é um laboratório tecnológico itinerante que visa capacitar alunos de ensino superior em desenvolvimento Swift, iOS, Cloud Services com ênfase em serviços cognitivos e IoT.
Uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação executado pelo Instituto Eldorado e sob coordenação da Softex no âmbito do Programa MCTI Futuro e tem como parceiros tecnológicos Cisco, Flex, IBM, em colaboração com a Apple.