28 de fevereiro de 2024

Uma jornada de sucesso: egressa de Fisioterapia fala sobre sua trajetória acadêmica

O encorajamento durante a graduação é extremamente importante para desenvolver os estudantes dentro de suas áreas de atuação. Na Unifacisa esse incentivo se dá por meio dos amplos programas de extensão, pesquisa, além das clínicas escolas e estágios curriculares no Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP) que impactam diretamente a profissionalização dos estudantes de saúde com o que há de mais recente na promoção da saúde. No curso de Fisioterapia a instituição fornece uma assistência completa, docentes capacitados e toda a estrutura que o aluno precisa desde o início até a conclusão do curso. Millena Beatriz Fernandes Medeiros é uma das tantas egressas do curso que recebeu apoio e incentivo dos docentes, e hoje faz parte do grupo de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFPE.

Formada desde 2019, a fisioterapeuta atribui sua boa profissionalização e conquistas profissionais à graduação da Unifacisa. Segundo ela, “a instituição oferece programas de ensino que visam fornecer conhecimento atualizado e relevante, atendendo às demandas do mercado. Além disso, tive a oportunidade de vivenciar experiências práticas valiosas, graças ao oferecimento de estágios, participação em ligas acadêmicas e oportunidades de monitoria”, destacou. A respeito do relacionamento com os professores, Millena enfatizou que “mesmo após a minha graduação, continuam sendo uma fonte constante de encorajamento e apoio na realização do meu sonho de cursar a pós-graduação. Todos os professores foram essenciais na transmissão de conhecimento e na prestação de orientação acadêmica, auxiliando-me a definir um caminho claro em minha área profissional. Em particular, devo expressar minha gratidão à professora Jacqueline Evani, minha orientadora e mentora. Foi ela quem me ajudou a estruturar meu currículo para o futuro e me incentivou a buscar meus sonhos, mesmo que isso significasse mudar de estado”, disse.

Logo após concluir a graduação, Millena deu início a uma  pós-graduação em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. Algum tempo depois a fisioterapeuta ainda se pós-graduou em Terapia Intensiva Adulto e em Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Esportiva. Mesmo após o longo período de especialização de atuação nas áreas, a egressa visava ir além e desejava trilhar o caminho do mestrado. “Em 2022 consegui ser aceita em segundo lugar na área de Terapia Intensiva/Cardiorrespiratória e Renal, tornando-me parte da 16ª turma do mestrado em Fisioterapia na UFPE. Essa conquista exigiu que eu deixasse meu emprego em Campina Grande e me mudasse para Recife/PE. Após procurar novas oportunidades, atualmente trabalho no Hospital Miguel Arraes, em Paulista/PE, onde já estou há um ano”, sublinhou.

Nesta nova etapa Millena continua ao lado da Unifacisa já que sua co-orientadora, professora Jessica Leite, também foi sua mentora durante o estágio em cardiologia da graduação. “Atualmente pesquiso na área cardiorrespiratória, focando em realizar biofeedback cardíaco em pacientes cardiopatas, em colaboração com minha orientadora, Daniella Cunha, e minha co-orientadora, Jessica Leite. É gratificante perceber que a Unifacisa desempenha um papel significativo em minha jornada profissional. Meus planos para o futuro incluem concluir o mestrado com sucesso e, quem sabe, iniciar um doutorado”, finalizou.