19 de março de 2024

“Estudei na melhor universidade da região”, disse egressa da Unifacisa com carreira em Portugal

Filha de agricultora e de operador de máquinas, a arquiteta e urbanista formada na instituição pelo PROUNI comentou sobre sua trajetória acadêmica na Unifacisa até conquistar espaço fora do país

Encorajar e profissionalizar estudantes para serem referências onde estejam. É baseada em princípios como este que a Unifacisa, por meio da sua comunidade acadêmica, dedica-se dia após dia em investimentos que elevem a educação para um patamar de inovação e humanização social. Tal missão tem seu objetivo alcançado por meio dos egressos que obtêm sucesso em programas de pós-graduação, residências ou desenvolvimento profissional promissor dentro e fora do Brasil. No curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, por exemplo, já se tornou comum o conhecimento de incontáveis ex-alunos com carreiras internacionais, como é o caso de Aniele Araújo.

Filha de agricultora e de operador de máquinas, a arquiteta ingressou na Unifacisa por meio do PROUNI e concluiu seu curso em 2020. Atualmente, Aniele trabalha em um escritório de arquitetura em Portugal, mas sua trajetória a esta conquista foi repleta de muita preparação. Segundo ela, “estudei na melhor universidade da região. Poder contar com uma instituição que está preparada para capacitar seus alunos é um grande diferencial. Um exemplo bem prático disso é que até no momento mais crítico que vivenciamos, que foi a pandemia, a Unifacisa já estava preparada para atuar com suporte remoto e isso com certeza fez um grande diferencial na minha trajetória. Através do remoto cheguei onde estou hoje e preparada para esses desafios”, disse. Não obstante, Aniele ainda destacou seu relacionamento com seus ex-docentes: “pude contar também com grandes mestres, professores queridos que fizeram e fazem parte da minha história. O professor e coordenador do curso, Jean, sempre me apoiou e acreditou na minha capacidade. Me deu suporte até mesmo quando os meus pedidos de ajuda pareciam impossíveis. Ele e tantos outros sempre deram o seu melhor”, pontuou.

Com tudo o que aprendeu ao lado dos docentes de arquitetura, a egressa explicou como conquistou suas primeiras experiências profissionais. Ela começou trabalhando na Limina, onde tinha contato direto com o processo de calendarização de obras, vistorias e entrega final de projetos. Tempos depois, conciliou suas atividades com um emprego na Archiviz, uma empresa de maquetes 3D. Com as experiências adquiridas neste último espaço ela decidiu  tentar trabalhar de forma remota para fora do país. “Foi quando iniciei os primeiros trabalhos de 3D e consultoria para Portugal e Canadá. Logo depois apareceu o  primeiro convite para trabalhar fora do país em um escritório de arquitetura e engenharia. Como sempre quis ter uma experiência internacional, aceitei o convite. Um ano depois de ingressar ativamente no mercado de trabalho iniciei o processo de mudança para Portugal”, historiou. Desde então, Aniele trabalha como “arquiteta no gabinete de Arquitetura AC Studio, da arquiteta Ana Laís Cavaco, onde tratamos de todos os trâmites de projetos legais, executivos, gestão e direção de obras e consultoria com atendimento principalmente a clientes franceses e ingleses”, frisou.

A partir da trajetória da arquiteta é possível destacar que a graduação da Unifacisa faz o estudante se tornar um profissional completo, humano, além de “preparado e seguro para ir atrás dos seus objetivos. Eu aprendi na Unifacisa que as coisas não são fáceis e muitas vezes precisamos abdicar de algo para conseguir chegar até o final, aprendi que sozinho ninguém vai a lugar algum e principalmente se você não tiver uma boa referência tudo fica mais difícil. Eu não sai preparada apenas para ser uma arquiteta, sai preparada para os desafios que vêm junto a essa responsabilidade”, concluiu.