12 de setembro de 2023

Alunos do curso de psicologia são destaque em congresso nacional e internacional

Após aprovação para apresentação de artigos científicos, os estudantes estarão em dois grandes encontros de pesquisa acadêmica: o CONEDU e o CIEH

O incentivo à pesquisa científica é essencial para a formação acadêmica de todos os graduandos. É por meio deste encorajamento que os estudantes são inseridos no meio científico e podem se descobrir academicamente. Por meio deste contato, é possível dar início às contribuições com o desenvolvimento social e humano. Na Unifacisa, o incentivo à pesquisa e à extensão são primordiais em todos os seus cursos de graduação, assim como na graduação em psicologia que, recentemente, por meio da orientação do docente Ludwig Leal, conquistou destaque por ter artigos científicos aprovados em encontros acadêmicos de nome e renome: o Congresso Nacional de  Educação (CONEDU) e o Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH). 

As alunas Eduarda Thais Soares Lins, Katiane Ferreira Leite, Mariany Cristina Barros Costa, Maria Gabriella Almeida Lima Wanderley e Margarete Ferreira Neves, desenvolveram o artigo “Resistência  dos Pais Diante do Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA)” que foi aprovado para a nona edição do CONEDU, que acontecerá de 12 a 14 de outubro, em João Pessoa. “O artigo nasceu de um pré-projeto feito na disciplina Desenvolvimento Humano: Infância e Adolescência, com o professor Ludwig Leal. Tínhamos que entrevistar um psicólogo para saber como é a demanda dele na escola/creche. Nos foi relatado que muitos pais acabam não aceitando o diagnóstico do TEA, o que  dificulta o tratamento da criança”, explicou Eduarda Lins. 

Já os alunos Jéssica Cavalcanti Ferreira, Josilene Cavalcante Areias de Almeida e Daniel Lucas Galvino Vieira estarão representando o curso de psicologia da Unifacisa no CIEH, que também acontecerá em João Pessoa, de 08 a 10 de outubro. Os discentes desenvolveram três artigos científicos que foram aprovados para apresentação no congresso. São eles: “O Envelhecer Segundo a Subjetividade do Idoso”; “Experiências de Luto Vivenciadas Pelo Idoso Durante o Processo de Envelhecimento”; “Independência e Autonomia Segundo Idosos de uma Instituição de Longa Permanência (IPLI)”. “Fomos elaborando cada fase de nosso trabalho. Definição da problemática; roteiro de entrevista; coleta e análise de dados e, por fim, resultado e discussão. Desta forma, a escrita de cada artigo foi se constituindo de maneira sincronizada, com o objetivo de realizar em tempo hábil a submissão de cada resumo no CIEH”, elucidou Josilene, autora de dois dos três trabalhos aprovados. 

Cada uma das representantes dos grupos destacaram a oportunidade de estarem em congressos nacionais como uma experiência única e construtiva. Para Eduarda, “A aprovação desse artigo não foi algo pequeno, e acredito que seja apenas um degrau da escada que estou subindo rumo a uma carreira de sucesso na psicologia”. Já Josilene relatou que “todas as vezes que eu abraço uma oportunidade como esta, eu compreendo que além de enriquecer um currículo, eu estou principalmente contribuindo para a psicologia enquanto ciência e profissão”. 

O docente do curso de psicologia e orientador dos trabalhos aprovados sublinhou que “é motivo de orgulho ter os trabalhos aprovados, é muito motivador. Um dos congressos é nacional e outro internacional, dessa forma o nosso trabalho ganha uma visibilidade maior e temos a oportunidade de compartilhar sobre o que estamos produzindo na Unifacisa e aprender mais com os outros pesquisadores que estarão no congresso. Nesse processo o que me gerou mais satisfação foi ver o protagonismo e a excelência dos alunos na produção dos artigos. São produtos com um padrão de qualidade muito alto, que vão fazer toda diferença na formação das estudantes”. 

As alunas ainda explicaram como a Unifacisa lhes estimula a produzir no âmbito científico. “Temos excelentes professores que nos incentivam a seguir escrevendo artigos. A pesquisa ganhou meu coração, tanto que já penso em fazer uma pós-graduação em neurociência ano que vem”, concluiu Eduarda. “O ecossistema em si já incentiva aqueles que desejam seguir carreira acadêmica. A instituição é como uma teia interdisciplinar e integradora de saberes diversos que nos possibilita significativas oportunidades para partirmos para o campo de pesquisa. Estar na Unifacisa só me reafirma essa pretensão”, encerrou Josilene. 

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Manual do Candidato

Referente ao processo seletivo 2024.1
Fazer download

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu