14 de novembro de 2023

Desafio Unifacisa: projetos inovadores impactam a Roliúde Nordestina, no cariri Paraibano

Cabaceiras é o nome do lugar que carrega o título de Roliúde Nordestina. Por ter ótimas condições climáticas, ela é uma espécie de cidade cenográfica e real ao mesmo tempo.

Em uma iniciativa pioneira, a Unifacisa reforça seu compromisso com a responsabilidade social ao integrar o ensino superior às demandas reais da sociedade por meio do programa Desafio Unifacisa. Este programa, que visa estabelecer uma sólida ligação entre o conhecimento acadêmico e a comunidade, destaca-se por proporcionar aos alunos experiências transformadoras através da organização de pesquisas interdisciplinares.

Para o Desafio da cidade de Cabaceiras, cursos como Arquitetura, Nutrição, Sistemas de Informação e Jogos Digitais, uniram forças para criar projetos que não apenas aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula, mas também têm impacto direto na comunidade local, na recepção dos turistas e na parte gastronômica da cidade.

Um dos projetos de destaque foi a criação de um "Mapa Gastronômico", que foi pensado pelos alunos de arquitetura e urbanismo, nutrição e sistemas de informação, e visa destacar os tesouros culinários da região e promover a rica tradição cultural local. O mapa ficará exposto em vários pontos da cidade para que os turistas possam apreciar a arte culinária da cidade.

Outra contribuição significativa foi o desenvolvimento de um aplicativo chamado "Cabacity", que reúne informações essenciais para os visitantes e moradores da cidade. O aplicativo inclui detalhes sobre restaurantes, hotéis e pontos turísticos, proporcionando uma experiência mais fluida para quem deseja explorar tudo o que Cabaceiras tem a oferecer. Essa iniciativa não apenas facilita a vida da comunidade local, mas também fortalece o turismo na região.

Além disso, os estudantes de sistemas e jogos digitais deram vida ao jogo inovador chamado “Bode Rei - As aventuras em Roliúde”. O game não só entretém, mas também educa, apresentando os principais locais da cidade de forma envolvente e interativa. A identidade visual única do jogo reflete a essência e a beleza de Cabaceiras, tornando-se uma ferramenta lúdica para promover a cidade.

O impacto desses projetos reforçam o propósito do Desafio Unifacisa, que vai além da sala de aula, demonstrando o compromisso da Unifacisa em devolver à sociedade por meio do conhecimento adquirido por seus alunos. Essas iniciativas promovem a integração entre o ensino superior e a comunidade, ressaltando o desafio dos futuros profissionais em perceberem o poder de transformar o conhecimento aplicado soluções inovadoras em busca do desenvolvimento social.

Para o professor e coordenador do projeto, Daniel Abella, “competências como a de Projeto Integrador possibilita aos alunos terem uma experiência prática e com projetos reais anterior à conclusão do curso, culminando em uma formação ainda mais sólida. Os alunos e professores dos cursos de Sistemas de Informação, Jogos Digitais, Arquitetura e Nutrição estão deixando uma grande contribuição para a cidade de Cabaceiras.”, concluiu.