2 de maio de 2023

“Gentileza e Poesia”: um único verso tem um poder transformador

A iniciativa é um projeto de extensão que envolve os cursos de medicina, enfermagem, nutrição e psicologia da Unifacisa

Os seres humanos estam sempre em constante interação. Atualmente, com a evolução contínua das diversas redes sociais, torna-se possível estar em contato com as pessoas das mais variadas localidades. Entretanto, as relações interpessoais parecem estar cada vez mais superficiais, e, consequentemente, palavras como cortesia, empatia, gentileza, estão mais distantes de nossa realidade. Assim, o ditado “gentileza gera gentileza” torna-se, mais do que nunca, necessário para relembrar valores de respeito, boas maneiras, civilidade, cortesia e educação para com as pessoas.

Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra “gentileza” quer dizer: “qualidade do que é gentil, do que é amável. É uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas”. Atos de gentileza podem ser exercidos através de gestos ou palavras. No caso do projeto de extensão da Unifacisa “Gentileza e Poesia”, as demonstrações gentis são praticadas através da entrega de pequenos envelopes com poesias dentros. O intuito dessa ação é levar conforto a quem se encontra em momentos de preocupação e desesperança.

A iniciativa do programa se inspirou nas atividades desenvolvidas pelo Instituto Gentil, que tem o objetivo de levar gentileza a partir de ações sociais. A organização possui uma parceria com a Unifacisa e juntas elas possuem o propósito de continuar o movimento de espalhar gentileza. O coordenador do curso de medicina, Dr. Guilherme Veras, intermediou o desenrolar do projeto iniciado com a parceria e foi o responsável por envolver os cursos de nutrição, enfermagem e psicologia no programa. A graduanda do curso de medicina e diretora da ação, Giulia Carvalho, explicou que “com a ideia clara do porquê das atividades, o projeto tem um objetivo central: proporcionar ao paciente e acompanhante momentos de conforto.”, disse.

Atualmente, o grupo é composto por 12 alunos que se dividem em rodízios para estarem uma vez por semana entregando as poesias aos pacientes do HELP (Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa) ou do ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida). A escolha das poesias é feita por todos os alunos envolvidos nas ações. A graduanda do curso de enfermagem e poetisa do grupo, Mariana Rodrigues, contou que "sobretudo, buscamos selecionar mensagens a partir de trechos de poetas como Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina e Mário Quintana.”, enfatizou. Esses parágrafos são distribuídos em envelopes coloridos e personalizados com as cores do projeto, e são selados com um adesivo contendo a logo do projeto Gentileza e Poesia feito por Sofia Teixeira, designer gráfica.

Assim, o que é vivido pelos estudantes vai além do que lhes é ensinado nas salas de aula da Unifacisa. Isso se dá porque as ações desenvolvidas pelo projeto permitem o contato direto com o que há de mais íntimo nos seres humanos: seu interior. Essas oportunidades tornam o acolhimento e o contato mais humanos, empáticos e maduros com cada um dos envolvidos. Para a graduanda de medicina e coordenadora do grupo, Yasmim Laureano, “entregar ou escrever poesias para a equipe ou pacientes dos hospitais tem um significado único e envolvente: acolher. Os abraços em forma de poesia revelam as vulnerabilidades emocionais e psicológicas das pessoas que são consoladas através do nosso contato. É o mesmo que transformar o choro em riso. O mundo anda necessitado de poesia e nós estamos vendo que um único verso tem um poder transformador.”, explicou.

Nada obstante, a iniciativa, também, torna-se essencial para o desenvolvimento dos estudantes enquanto futuros profissionais da área da saúde, uma vez que ela oportuniza aprendizados e experiências que humanizam os tratamentos com os pacientes. Cada uma dessas lições são assimiladas de uma maneira diferente, entretanto, foi destacado pelos graduandos que “o ser humano é complexo e tratar apenas de seus aspectos físicos  torna a assistência emergencial menos completa; O contato que temos com as pessoas por meio da poesia, cria uma oportunidades de evocação de sentimentos e sensações que a prática cotidiana reforça a importância da teoria e da prática.”, citaram.

Dessa maneira, após alguns meses de atuação e após perceberem a quantidade de valor agregado às intervenções realizadas, o grupo vislumbra maneiras para que os poemas alcancem mais pessoas. Para o graduando de medicina e orador do projeto, José Machado, “nossos próximos passos são ampliar os hospitais em que nossa equipe atua, levando nossa mensagem cada vez mais longe. Além disso, realizaremos ações especiais, como no Dia das Mães, com crianças e com o público idoso, incentivando doações para esses nichos específicos e proporcionando momentos ainda mais especiais de interação com eles.”, elucidou.

Siga @gentilezaepoesia para ficar por dentro das ações e saber como contribuir com esse projeto.