4 de julho de 2023

Guia de alimentação destinado a trabalhadores é desenvolvido por alunas de nutrição

O material serve como um estimulador para que trabalhadores desenvolvam o hábito da alimentação saudável 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem apresentado um crescimento exponencial no desenvolvimento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) na saúde do trabalhador. Esses números têm registrado elevações devido a hábitos como consumo excessivo de álcool, fumo, pouca prática de atividade física e alimentação baseada em alto consumo de açúcar, frituras e sal. Dessa maneira, tem se tornado comum que este grupo desenvolva cada vez mais diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares ou obesidade. Os estudos feitos pelo órgão ainda revelam que 54,4 milhões de brasileiros possuem algum tipo de DCNT, colocando este indicativo como a maior causa de morte do país. 

Tendo ciência dessa realidade, as alunas do curso de nutrição da Unifacisa desenvolveram, durante a disciplina de Educação Nutricional, o Guia Alimentar do Trabalhador Brasileiro. O material é baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que formula diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição para os governos de todo o mundo. Dessa maneira, o guia viabiliza informações que promovam uma alimentação saudável e adequada, de tal maneira que assegure o bem-estar dos profissionais no Brasil, a fim de, também, promover saúde e prevenir as DCNT.  

A aluna Joyce Barbosa explicou que a iniciativa se deu a partir de dúvidas frequentes que surgiam durante o horário do almoço em seu trabalho. “Meus colegas de trabalho tinham muitas dúvidas sobre reeducação alimentar voltadas às refeições realizadas durante o expediente. Então, a ideia foi com o intuito de incentivá-los e levar informação de confiança para ser aplicada na prática.”, disse. Para Joyce, “desenvolver projetos como esse é, de fato, ‘sair da zona de conforto’. O mais importante é colocar em prática o que aprendemos na sala de aula. Essas experiências servem para agregar na vida acadêmica e no currículo profissional, ampliando minha visão entre o comportamento humano e a influência da alimentação no ambiente de trabalho.”, salientou.

Um dos setores da Unifacisa que participou do projeto desenvolvido pelas alunas foi o Call Center. Gustavo Xavier é um dos atendentes deste espaço e relatou o que aprendeu com a experiência: “aprendi que é possível manter uma alimentação saudável mesmo na correria do dia a dia. Colocando em prática as dicas e substituições, consegui preparar refeições completas e ricas em nutrientes.”, explicou. O trabalhador ainda reforçou como pretende continuar colocando em prática o que aprendeu: “irei manter a rotina das marmitas e também repassar as dicas para os meus familiares e amigos, já que são mudanças simples e que fazem grande diferença no futuro.”, frisou.

Na Unifacisa, a disciplina de Educação Nutricional do curso de nutrição visa promover a superação dos problemas nutricionais do Brasil, promoção das mudanças de hábitos alimentares e instrumento educativo para uma alimentação saudável e com segurança. Durante este semestre, os alunos desta disciplina trabalharam em vários contextos da educação nutricional e, entre eles, a saúde do trabalhador. Para a professora da cadeira, Laisy Sobral, “esse projeto foi muito importante para que os alunos pudessem vivenciar na prática a importância do acompanhamento nutricional, da socialização, da humanização, da promoção da saúde e da qualidade de vida. Tornando-se importante para os alunos terem uma inserção no mundo nutricional.”, concluiu. 

Por André Bojim - Assessoria de Imprensa Unifacisa

Conheça outras novidades da Unifacisa

Veja mais notícias

Confira os Cursos da Unifacisa

Graduação
Pós Médica
Pós-graduação
Residência Médica
Fellowship

Está com dúvidas?

Temos uma turma pronta para te atender!

Conheça mais opções

Fale no WhatsApp

Tire suas dúvidas
Falar agora

Ligar

83 2101 8877
Ligue agora

Deixe uma mensagem

Deixe sua mensagem e nós entramos em contato com você
Enviar mensagem

Repositório Acadêmico

Editais, portarias, resoluções e outros documentos
Acesse agora

Sou Unifacisa

Acesso aos principais ambientes para alunos e colaboradores
Acesse agora

Unidades

Unifacisa - Campus Itararé

Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 Itararé, Campina Grande - PB 58411-020
Abrir no maps

Unifacisa/Esac - Campus Catolé

R. Luíza Bezerra Mota, 200 Catolé, Campina Grande - PB 58410-340
Abrir no maps
CESED - Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento Ltda.
© 2024 Todos os direitos reservados.
CNPJ: 02.108.023/0001-40
Tire suas dúvidas
crossmenu