Com nota máxima no conceito do MEC e uma estrutura moderna, a graduação em Nutrição ofertada pela Unifacisa é um dos destaques da instituição por, além de tudo, possuir um corpo docente atento e disposto a incentivar seus alunos a realizarem seus sonhos. Este encorajamento na relação entre professor e aluno é essencial para o desenvolvimento de todas as competências acadêmicas e transforma os acadêmicos em líderes de enorme prestígio profissional e/ou acadêmico, como é o caso de Cosme Michael dos Santos Farias, egresso do curso da Unifacisa que, desde o início da graduação, foi orientado a seguir carreira acadêmica.
O nutricionista concluiu seu curso em 2023 na Unifacisa e, recentemente, conquistou vaga na nova turma do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEALI), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O mestrando comentou como se deu seu processo de profissionalização durante a graduação. Segundo ele, “a Unifacisa teve um impacto profundo e abrangente na minha formação profissional. Além disso, a infraestrutura composta por laboratórios bem equipados e salas de aula modernas, foi essencial para uma aprendizagem mais segura, dinâmica e tecnologicamente avançada. Esses recursos possibilitaram que eu tivesse acesso a experiências práticas e a um ambiente de aprendizado que integra tecnologia de última geração”, destacou.
O egresso também destacou a importante participação dos docentes ao longo da sua estadia na Unifacisa. Para ele, “desde o primeiro semestre fui fortemente influenciado a seguir a carreira acadêmica e de pesquisa. Conforme o curso foi seguindo, os professores alimentavam ainda mais esse meu apreço pela vida acadêmica. A Profa. Mayra Cavalcanti, que me apresentou à área de pesquisa em ciências dos alimentos, a qual trabalho hoje no mestrado; a Profa. Tharcia Kiara sempre foi minha maior influenciadora quando se trata de pesquisa e sempre ressaltava o quão longe poderia chegar. Além disso, meu grande mestre e mentor acadêmico o Prof. Josivan Soares, com quem trabalhei durante toda minha graduação com pesquisa e extensão. Além disso, tive a honra de tê-lo como meu orientador no TCC e que continuo trabalhando mesmo após formado”, pontuou.
Diante de todo suporte oferecido, o nutricionista usou o que aprendeu na Unifacisa para a escritura do seu projeto aprovado para ser pesquisa no mestrado. “Estudo sobre novos produtos alimentícios e beneficiamento de produtos já existentes. A Unifacisa teve um papel muito importante nessa minha escolha, pois foi dentro dos laboratórios da universidade e convivendo com toda a gama de materiais tecnológicos que descobri as diversas possibilidades que poderia trabalhar junto a pesquisa de alimentos. Quero me qualificar o máximo possível, ser um profissional de referência em minha área. Além disso, saí da graduação com o objetivo de voltar à Unifacisa como docente do curso de Nutrição e transformar a vida de outras pessoas com a educação, assim como os meus mestres transformaram a minha”, concluiu o mestrando.