21 de maio de 2024

Alunos do curso de Farmácia fundam a LAFITO, a primeira Liga de Fitoterapia da Unifacisa

As ligas acadêmicas são muito comuns nos cursos superiores. Estes grupos são responsáveis por unir os graduandos para debater, pesquisar e pôr em prática determinados assuntos através das produções científicas, reuniões semanais e atividades em espaços reais de trabalho. Na Unifacisa os cursos da área da saúde se destacam pela criação das ligas acadêmicas, sendo, alguns destes, com mais de 10 ligas em um único curso, por exemplo. Recentemente o curso de Farmácia, já conhecido pelas atividades multiprofissionais das suas ligas, fundou a LANFITO, a primeira Liga Acadêmica de Fitoterapia da Unifacisa.

Atualmente o grupo conta com 16 integrantes, são eles: Karla Monik Alves da Silva, Coordenadora da Liga; Maria Iasmim Alves Ferreira, Presidente; Elma Maria de Almeida L. Neta, Vice-Presidente; Airlla Karolina Santos Azevedo, 1° Secretária; Camylly Edyleusa Camilo Pessoa, 2º Secretária; Leonardo Silveira de Lima, Diretor de Comunicação e Marketing; Mariana Ferreira da SIlva, Diretora Financeira; Mariana Ferreira da Silva, Diretora Financeira; Saulo Lima de Oliveira, Diretor Científico; Ana Larissa de F. Silva e Sousa; Bianca Ferreira Mendes; Euder Gabriel Andrade Gomes; Rafaela Rodrigues dos Santos; Sarah Chaves Araújo; Vital Rodrigues Maciel Filho; Vitória Lia Santos Antunes e Yohanna Almeida de Andrade.

Os estudantes explicaram que a criação da união se deu através da necessidade de levar às pessoas informações sobre como fazer o uso correto de plantas  medicinais e fitoterápicos, bem como alertar que o consumo do “natural” não está livre de perigos. “O objetivo da liga é conscientizar sobre a importância das plantas medicinais e fitoterápicos no  tratamento e controle de doenças, seja de forma única ou em associação ao tratamento alopático, bem como a forma correta de obtenção das preparações e o uso seguro, promovendo ao consumidor e paciente a melhoria na sua qualidade de vida associada a uma boa eficácia terapêutica”, elucidaram.

Dentre as atividades desenvolvidas pela LAFITO estão: educações em saúde voltadas ao uso correto e seguro de plantas medicinais e fitoterápicos; Implementação de um horto e incentivo para implementação de uma farmácia viva no município de Campina Grande; Promoção de oficinas voltadas ao preparo de preparações medicinais, como infusões, decocto, garrafadas, florais e sabonetes fitoterápicos; Workshops e minicursos que abordam sempre os saberes populares e rituais do uso das plantas e sua correlação com as atividades farmacológicas e tóxicas; Avaliação da atividade farmacológica e toxicológica de plantas medicinais para produções científicas.

A forma de usar a fitoterapia impacta diretamente na qualidade do tratamento e efeito esperado pelos pacientes. Como este tipo de tratamento tem sido prescrito por médicos, nutricionistas e outros profissionais da área da saúde, a LAFITO é uma liga multidisciplinar que abraça estudantes de outros cursos da Unifacisa. “O uso de plantas medicinais e fitoterápicos tem sido alvo de uso em vários âmbitos da  saúde. Assim, cada curso atua dentro de suas habilidades. Por exemplo, os estudantes de Medicina  ficariam nas prescrições de plantas medicinais e fitoterápicos, bem como os de Nutrição; Os  estudantes de Farmácia, além de poderem focar em algumas prescrições, atuariam nas orientações quanto à forma correta e segura desses produtos; Os alunos de Educação Física poderiam atuar na comprovação da eficácia desses produtos nos desempenhos durante os exercícios físicos; Já os alunos de Enfermagem poderiam, por exemplo, atuar na busca desses produtos voltados ao tratamento de feridas e assim sucessivamente”, relataram.

Siga @lafito.cg para ficar por dentro dos processos seletivos e de outras atividades desenvolvidas pela liga.

Pós-graduação

Fale no WhatsApp