25 de março de 2024

Egressa do curso de Farmácia é aprovada na única residência de epidemiologia do Brasil

As graduações na Unifacisa, além de prezarem por uma abordagem robusta e atualizada, também buscam formar profissionais humanos e preocupados socialmente. Esses compromissos trazem com que os profissionais formados na instituição tenham capacidade e o discernimento de tomarem decisões assertivas mediante às situações do mercado de trabalho. No curso de Farmácia do Centro Universitário, essa preparação se dá através dos diversos estágios curriculares, além dos projetos de pesquisa e extensão, que capacitam os discentes a serem protagonistas das suas próprias jornadas acadêmicas. Dessa maneira os egressos obtêm sucesso em suas carreiras, seja em programas de pós-graduação ou em residências, como é o caso de Graciele Nóbrega Nascimento.

Graduada desde o segundo semestre de 2022, a farmacêutica, atualmente, faz parte do corpo de residentes do Programa de Residência de Epidemiologia Hospitalar vinculado a Ebserh e a Universidade Federal de Sergipe. Graciele explica que sua conquista está atrelada a sua formação: “a Unifacisa foi uma segunda casa para mim durante os cinco anos de graduação e contribuiu de várias formas a me tornar uma profissional qualificada. Para tanto, destaco os seis estágios obrigatórios que tive e que me proporcionaram uma ótima visão do mercado farmacêutico e de algumas das várias áreas de atuação. Também não posso deixar de falar nos excelentes professores que utilizam ótimas metodologias de ensino, além do incentivo à pesquisa que me fez participar de grupos de estudo, monitorias e também participar da Liga Acadêmica de Cuidados Farmacêuticos”, citou.

Para ingressar na residência, que é a única nesta área no Brasil, a egressa precisou abrir mão do mestrado. Segundo ela, “estou satisfeita com a minha escolha. Na residência já realizei atividades nas secretarias de vigilância ambiental, sanitária e epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, com produção do protocolo de doenças sexualmente transmissíveis e do plano de contingência de arboviroses. No hospital, já passei no setor de Unidade de Gestão de Risco (UGRA), com atividade de busca ativa de reações adversas a medicamento e erros de prescrição, e no Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE), com busca ativa nos prontuários de doenças  de notificações compulsórias. Atualmente estou na UGRA realizando a investigação  de notificações do próprio sistema do hospital e a mensuração de eventos adversos pelo Trigger Tool. Também estou atuando na farmácia”, destacou.

Como planos futuros, a egressa destacou que “quero tentar me especializar por mestrado e me destacar no mercado”, concluiu. A coordenação do curso de Farmácia da Unifacisa, por meio da professora Alyne Portela, celebra as conquistas de egressos como Graciele, já que é através de resultados como esse que o ex e atual alunado da Unifacisa segue a proposta do Ecossistema de agregar evoluções para o meio em que estão inseridos.