5 de fevereiro de 2024

Multidisciplinaridade e criatividade: egressa do curso de Jogos Digitais relata sobre sua trajetória até o mestrado

Transformar estudantes em profissionais humanos, multidisciplinares e preocupados em contribuir socialmente. Esse sempre foi o conceito base da educação inovadora transmitida pela Unifacisa durante os seus mais de 20 anos de atuação. Tal premissa é seguida em todos os cursos da instituição, inclusive naqueles que são voltados para o setor tecnológico. O curso de Jogos Digitais é um gerador de experiências por trabalhar diretamente com a tecnologia. Sem esquecer da responsabilidade social, a graduação tende a formar não só profissionais, como também cidadãos. Daniela de Castro Rodrigues Abrantes é um grande exemplo de profissional e egressa do curso que, mesmo após formada, segue, por meio da sua experiência multidisciplinar, em busca de transformar a sociedade.

Formada desde 2018, a egressa hoje trabalha como diretora de arte e é mestranda do Programa de Pós-Graduação de Design da Universidade Federal de Campina Grande. O percurso até chegar nos dias atuais foi repleto de descobertas e, segundo ela, tiveram o envolvimento essencial da Unifacisa. “A graduação proporcionou infinitos conhecimentos na área, através dos projetos acadêmicos, que estimularam a minha criatividade e resolução de problemas, criando uma base sólida principalmente de ferramentas que hoje eu utilizo no meu dia a dia profissional. Sou diretora de arte e o curso de Jogos me permitiu conhecer ferramentas, técnicas e princípios que puderam ser utilizados na minha vida profissional”, destacou. A designer ainda pontuou que “os professores sempre estiveram presentes na minha trajetória desde o início do curso. Sem toda a expertise e mentoria deles, em especial ao coordenador atual do curso, com certeza eu não teria conseguido chegar aonde cheguei”.

Dentro da graduação, Daniela viveu experiências que foram cruciais para decidir as áreas de atuação as quais ela gostaria de estar atuando. Entre estas, a profissional destacou algumas como “estágio como game design no projeto do MPT; monitora por um ano em duas disciplinas de desenho; participação de um projeto de pesquisa, onde a nossa equipe desenvolveu e publicou dois artigos científicos sobre Gamificação. Também participei de um curso de fundamentos de design gráfico para Jogos Digitais, desde então optei por seguir na minha vida profissional como designer gráfico”, esclareceu. Assim, estas vivências abriram portas para que a egressa também optasse por seguir carreira acadêmica onde, no mestrado, sua pesquisa une a área de neurodesign com a gamificação, “visando aplicações práticas para que profissionais educadores consigam unir aspectos do design e elementos de jogos no seu dia a dia de modo que engajem alunos, evitando evasão escolar e outros problemas sociais”, externou.

Para o futuro, Daniela sublinhou que “pretendo continuar a unir a área de Jogos Digitais e design, seja no meu trabalho ou na minha vida acadêmica, através de pesquisas que contribuam com o bem estar social”, encerrou.